• Flavia Andrade

Anvisa autoriza venda de álcool gel por farmácias de manipulação


(Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (19), foi publicado no Diário Oficial da União a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizando as farmácias de manipulação a prepararem e venderem álcool gel de forma direta para o público. Como medida de conter a disseminação do coronavírus no país e visa ampliar o acesso da população a esses produtos.

A autorização tem prazo de 180 dias e pode ser prorrogada.


As farmácias de manipulação, poderão preparar álcool etílico 70% (p/p), álcool etílico glicerinado 80%, álcool gel, álcool isopropílico glicerinado 75%, água oxigenada 10 volumes e digliconato de clorexidina 0,5%.


Conforme a Anvisa, as fórmulas são preparações antissépticas ou sanitizantes que podem ser utilizadas no combate ao coronavírus. Até então, somente indústrias de cosméticos podiam fabricar esses produtos, com necessidade de autorização da agência reguladora.


O presidente Jair Bolsonaro destacou em sua conta no twitter, nesta quinta-feira (19), essa e outras medidas que estão sendo adotadas no âmbito do governo federal para enfrentamento a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

2 visualizações0 comentário