• Flavia Andrade

Artesãos serão homenageados em Sessão Solene na Câmara de Campo Grande


(Foto: Divulgação)

No próximo dia 16 de março, segunda-feira, às 19h, acontece no Plenário Oliva Enciso, a sessão solene em homenagem aos profissionais artesãos, com a entrega da Medalha Legislativa João Manoel da Silva, instituída pela Resolução n 1.333/2020.


O vereador Eduardo Romero é um dos autores da lei que instituiu a sessão solene no âmbito da Câmara Municipal de Campo Grande. O parlamentar considera de extrema importância a homenagem a estes profissionais que praticam arte por meio de trabalhos manuais que resultam em peças únicas, mesmo que tenham o propósito de fazer o mesmo objeto.


Durante a sessão do dia 16, Eduardo Romero irá secretariar a sessão solene e também homenagear o artesão Elpidio Alves de Freitas e indicou Lucimar Maldonado Silva Domingos para ser homenageada pela Câmara.


Elpidio Alves de Freitas é natural de Campo Grande e interessou-se pelo artesanato quando morava em Canindé, SP, foi quando fez sua primeira carranca. Iniciou sua carreira confeccionando peças no estilo da arte barroca com entalhe e escultura em madeira como casarios e janelões. Com mais de 30 anos de dedicação ao artesanato é conhecido pela produção de oratórios. Também já desenvolveu fachadas de casario, baús, portas-bíblia e placas de fazenda. Outra peça importante da sua artesania são as fazendinhas, miniaturas inspiradas na cultura pantaneira.


Lucimar Maldonado Silva nasceu em Miranda, descobriu seu dom para o artesanato a partir de um Curso oferecido pela Incubadora Zé Pereira em 2005. O diferencial da artesã está na produção aliada a sustentabilidade em 2008 criou a “Fibra Morena”, com a missão de produzir artesanato com fibras naturais. Entre os cases de sucesso, destacamos o desenvolvimento de um produto para linha da Tok Stok, e a exposição de seus produtos na Embaixada do Brasil em Nova York.

9 visualizações

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade