• Flavia Andrade

Atacarejos tem sido a melhor escolha na hora das compras

Modelo de negócios pode oferecer preços em média 15% mais baixos que as redes varejistas


Modelo de negócios pode oferecer preços em média 15% mais baixos que as redes varejistas (Divulgação)

A busca por um preço mais acessível e a pesquisa por "custo x benefício" realizada pela população, tornou alta a demanda do consumidor final tornou o atacarejo um modelo de negócios popular e que tem ganhado a preferência na hora das compras. Por se tratar de um conceito mais simples e flexível, possuem um custo de operação menor e preços em média 15% mais baixos que as redes varejistas.


No Brasil, cerca de 75% da população ganha menos de R$ 3 mil por mês, o que transforma o preço dos produtos em um fator relevante no orçamento familiar. De acordo com Nuno Fouto, Diretor Vogal do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), "mesmo com a melhora da economia, o consumidor prefere economizar nas compras, e por oferecer preços mais em conta, os atacarejos devem crescer ainda mais nos próximos anos, inclusive com a chegada de novas bandeiras. O mix de produtos dos atacarejos é reduzido em comparação com os hipermercados. Mas, para se diferenciar no mercado, as redes podem investir em mais serviços e na variedade desse mix. É necessário apenas levar em consideração que o ponto forte do atacarejo é o preço baixo, e as marcas precisam adotar estratégias que não causem impacto no custo da operação e, consequentemente, no valor final do produto”, destaca Nuno Fouto, Diretor do IBEVAR.


Conforme dados divulgados pela Euromonitor Internacional, a demanda do consumidor final por compras no atacarejo cresceu aproximadamente 11% no Brasil e gerou vendas de R$ 48,4 bilhões no último ano. As redes de supermercados, hipermercados e lojas de conveniência também tiveram um bom desempenho, mas apenas de 3,7%. Ainda segundo o levantamento, a tendência é que o setor de atacarejo cresça ainda mais até 2022.


Sobre o IBEVAR


O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR conta com o apoio de conteúdo do PROVAR/FIA, que auxilia na construção de conhecimento dos associados. www.ibevar.org.br

4 visualizações

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade