• Flavia Andrade

Atendimento por psicólogos deve ser garantido à crianças com deficiência nas escolas


Nesta Semana Comemorativa ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência se destaca a LEI Nº 6.232/19, com Lívio entre os autores, que institui nas escolas municipais de Campo Grande, a presença de profissionais de psicologia para atendimento das crianças com deficiências. A lei foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) no dia 09 de julho e passou a no dia 09 de setembro.

Para o vereador Dr Lívio, "É muito importante cuidar da saúde mental desde cedo ainda mais quando a diferença na nossa sociedade traz uma pressão maior para nossas crianças. Cobre da sua escola para que o Executivo disponibilize um profissional para cuidar da mente dos nossos pequenos”, destaca.

A lei possibilita a escola oferecer atendimento dos psicólogos no horário de aula que tiverem em seu quadro crianças com deficiência, devendo ser escalado um psicólogo por escola. O objetivo é dar atenção às crianças e adolescentes com deficiência, haja vista necessitarem de tratamento especializado, sendo o psicólogo o profissional indicado para tanto, devendo a ação ser integralizada entre professores, pedagogos, psicólogos contratados e da escola. Ainda conforme a lei está previsto que, os psicólogos ficarão nas escolas diariamente durante o período das aulas, supervisionando e atendendo as necessidades das crianças e adolescentes. O profissional de psicologia deve: orientar professores e pedagogos; praticar orientação familiar; elaboração de relatório mensal das orientações dadas; supervisão e atendimento das crianças, além do planejamento de práticas preventivas O descumprimento da Lei resulta em uma notificação para adequação e abertura de processo administrativo disciplinar para apuração do responsável pelo descumprimento da Lei. Todas as despesas decorrentes da execução dessa Lei correrão por conta da Prefeitura de Campo Grande.

(Foto: Izaias Medeiros/CMCG)

4 visualizações

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade