• Flavia Andrade

Ator Roderick Himeros ministra curso em São Paulo


(Foto: Divulgação)

“Concertos para corpo e mídia” irá aprofundar as técnicas em videomapping e performance


O ator Roderick Himeros, que atua há mais de dez anos na companhia do Teatro Oficina, prepara para os dias 23 a 26 de setembro, no Espaço Pandega, o tão aguardado curso -  Concertos para corpo e mídia: videomapping e performance", ministrado em parceria do professor de videomapping, Ivan Soares.  As inscrições podem ser realizadas pelo site da Sympla e permitirão apenas cinco alunos presenciais e 35 alunos online, via transmissão ao vivo.


A antiga sala de ensaios do grupo teatral da atriz Maria Alice Vergueiro, em São Paulo, será palco para um formato inovador de curso na área das mídias digitais e da performance. Seguindo as determinações do Governo Estadual, orientações de funcionamento e protocolos, o experimento cênico e curso que visa instrumentalizar atores, performers, músicos, iluminadores, VJs, editores de vídeo, e interessados em geral nas técnicas de videomapping e vídeos interativos, utilizando sensores em tempo real para apresentações artísticas.


Durante o curso, que acontece em quatro módulos, divididos em quatro dias, Roderick irá contracenar com projetores, sensores de movimento e instrumentos vídeo-musicais em performances na fronteira entre as artes do palco e da tela. “ Atualmente, as projeções mapeadas, em que projetores lançam imagens em movimento sobre cenários, objetos cênicos e até mesmo o corpo de atores, se popularizaram e são comuns nas mais diversas artes do palco, dos shows musicais aos espetáculos de dança”, explica Himeros.

Conduzindo o experimento e ao mesmo tempo desmistificando as técnicas envolvidas através de estudos de caso, estará o professor Ivan Soares, um dos pioneiros nas técnicas de videomapping para teatro e eventos corporativos no Brasil.  Para tal exploração, serão utilizados e explicados em seus detalhes o Microsoft Kinect, o software Touchdesigner e os projetores a laser e a lâmpada convencional.

Intensivo videomapping e performance: concertos para corpo e mídia


Datas: 23 a 26 de setembro de 2020

Horário: 18:30 às 22:30

Local: Espaço Pândega - Rua Barão de Campinas, 699, conjunto 3

Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/curso---videomapping-e-performance-concertos-para-corpo-e-midia__923773?fbclid=IwAR00vdn1rMXZlQRtootopp9dKhX6Ol7LLpTtbusaA7A3yh0Ai5MjTofKckE

9 visualizações0 comentário