• Flavia Andrade

Banho Solidário Sampa oferece higiene para pessoas em situação de rua na zona sul de São Paulo


(Foto: Divulgação)

Desde o início da pandemia, mais de 300 pessoas foram atendidas. A próxima ação ocorrerá em 18/10, em Santo Amaro

A ONG Banho Solidário Sampa promove ações sociais voltadas aos moradores de rua. O trabalho voluntário consiste em proporcionar banho quente, cuidados com a higiene e a doação de roupas limpas. Até o momento, ocorreram oito atividades itinerantes, que atenderam mais de 300 pessoas na capital paulista. A próxima ação ocorrerá no domingo, dia 18/10, a partir das 10h, na Praça Salim Farah Maluf em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo.

Até o fim de 2020, estão previstas mais seis ações, com locais ainda em definição. Para a execução do projeto social, o Banho Solidário desenvolveu e fabricou um trailer especialmente projetado para ser autossustentável e ecologicamente correto, com água limpa para os banhos. Após a atividade, o trailer retorna para a base operacional, onde a água pós-banho é descartada na rede de esgoto da Sabesp, recebendo a devida higiene com água, detergente e desinfetantes. Os boxes foram revestidos com polipropileno, que impede o acúmulo de água suja em cantos e frestas. Assim, toda a infraestrutura elétrica e hidráulica foi pensada para um banho confortável e quentinho.

A ONG foi fundada em novembro de 2019, mas as atividades começaram durante a pandemia de Covid-19. Em geral, a ação ocorre ao longo de duas a três horas e atende cerca de 40 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além do banho, são oferecidas toalhas, roupas limpas e bem conservadas, barbeador descartável, espuma de barbear, absorventes, roupas íntimas novas, desodorantes, escovas e pasta de dentes, além de álcool em gel, entre outros itens.

A ação do Banho Solidário é mantida a partir de campanhas de doação, seja a partir de doadores individuais ou empresariais. Como exemplo, a Lorenzetti, empresa líder em duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás, fez a doação de chuveiros elétricos, torneiras, entre outros produtos. O Instituto Ana Hickmann doou itens de higiene e oferece a mão de obra para cortes de cabelo.

O movimento necessita de apoio para arrecadar roupas íntimas novas e álcool em gel. As contribuições individuais vão desde itens para higiene até a ação “Adote um Banho”, em que doações a partir de R$40 garantem o banho de, pelo menos, quatro pessoas. Para saber mais, acesse: https://linktr.ee/banhosolidariosampa.


3 visualizações0 comentário