• Flavia Andrade

Cinema: Premiado "Aos Olhos de Ernesto" tem pré-estreia em BH com presença da diretora

Exibição é parte da mostra Imagem dos Povos - Mulheres



Aos Olhos de Ernesto (Foto: Divulgação)

“Aos Olhos de Ernesto” vem colecionando prêmios por onde passa. Depois de ser lançado no 24º Festival Internacional de Busan (Coréia do Sul), o maior festival de cinema da Ásia, na categoria “World Cinema”, chega à Belo Horizonte no próximo domingo (15/03), numa pré-estreia dentro da mostra Imagem dos Povos.


Antes, foi premiado pela crítica na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e também levou melhor filme pelo público e melhor ator (para o uruguaio Jorge Bolani) no 23º Festival Internacional de Cine de Punta del Este.


A pré-estreia mineira é ainda mais especial por conta com a presença da diretora Ana Luiza Azevedo, que participará de um bate papo após a exibição do longa. A sessão é gratuita e o ingresso pode ser retirado na bilheteria do MIS Santa Tereza.


“Aos Olhos de Ernesto” tem previsão de estreia nacional no dia 02 de abril.


Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=7eoKGCHYoCE


Aos Olhos de Ernesto


Ana Luiza Azevedo


2019, Brasil/Uruguai, 100 min, 12 anos


Elenco: Jorge Bolani, Gabriela Poester, Jorge d´Elia, Julio Andrade, Glória Demassi, Áurea Baptista, Marcos Contreras


Um velho fotógrafo uruguaio, que está ficando cego, tenta conviver com as limitações da velhice. Até que Bia, uma jovem e descuidada cuidadora de cães, atropela a sua vida e coloca em risco seu metódico cotidiano. Ernesto então descobre que a vida e o amor são possíveis, até para quem tem quase 80 anos.


Acessibilidade: Legendagem Descritiva


Ana Luiza Azevedo



Ana Luiza Azevedo (Foto: Divulgação)

Diretora e roteirista. Formada em Artes Visuais pela UFRGS. Sócia da Produtora da Casa de Cinema de Porto Alegre. Dirigiu e roteirizou diversos longas, curtas, séries de TV, entre eles “Aos Olhos de Ernesto” (2019), “Primavera das Neves” (2017), “Antes Que O Mundo Acabe” – Melhor Longa APCA (2010), “Dona Cristina Perdeu a Memória” – Melhor curta CinePE (2002), “Três Minutos” – seleção oficial Cannes (2000) e Melhor Curta Brasília (1999), “Barbosa” – Melhor Curta Havana (1989), o telefilme e a série “Doce de Mãe” (TV Globo) – Emmy Melhor Comédia (2015), Grandes Cenas (Canal Curta!, 2016). É uma das coordenadoras do Núcleo de Roteiro Casa de Cinema. Foi programadora do Cine Santander de 2001 a 2011.


Serviço


Imagem dos Povos - Mulheres


Aos olhos de Ernesto


Pré Estreia * Com a Presença da Diretora


Dia 15 de março


Horario: 19h


Local: Mis Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)


Imagem dos Povos – Mulheres


Mostra vem mais atual que nunca, celebrando o cinema feito por mulheres


A mostra “Imagem dos Povos – Mulheres” ocupa o charmoso MIS Santa Tereza entre os dias 08 e 19 de março, focando no protagonismo feminino na produção audiovisual. Dedicada às profissionais que fazem cinema, todos os filmes selecionados foram dirigidos por mulheres.


Ao todo, serão exibidos 48 filmes de dez países, divido em três programas. Panorama Mundial e Panorama Brasil apresentam as tendências da produção audiovisual. Já o Cinemateca apresenta Alice Guy-Blaché – uma homenagem à primeira cineasta de ficção da história do cinema. São 28 filmes com direção da francesa e quatro filmes que contextualizam a sua história. Este último programa também será exibido na web no imagemdospovos.com


Filmes inéditos e pré-estreias compõe a Mostra


É o caso dos filmes de abertura selecionados especialmente para serem exibidos no Dia Internacional da Mulher. O aguardado “Três Verões” de Sandra Kogut, com Regina Casé no elenco vem causando burburinho desde que foi anunciado e promete mais uma performance marcante da atriz. “Be Natural”, documentário de Pamela B. Green sobre Alice Guy-Blaché é narrado por Jodie Foster e tem participação de importantes artistas como Agnès Varda, Julie Delpy, Ben Kingsley e Diablo Cody.


Outro filme que também faz sua pré-estreia na mostra (14/03) com a presença da diretora é “Aos Olhos de Ernesto”, de Ana Luiza Azevedo, que conta com delicadeza a relação fraternal entre um senhor e uma jovem, uma coprodução Brasil - Uruguai.


Películas de diversas partes do mundo completam a programação, incluindo o sucesso mexicano “A Camareira”, de Lila Avilés (14/03), o escolhido do México para representa-los no Oscar e o peruano Canção sem Nome, de Melina Leon, que encerra a mostra na quinta-feira (19/03). Este último foi exibido na quinzena dos realizadores no Festival de Cannes do ano passado. Já a coprodução belga, croata, francesa e macedônia “Deus é mulher e seu nome é Petúnia”, de Teona Strugar Mitevska, aborda os desafios das mulheres em lugares onde as tradições locais as excluem.


Vale destacar ainda a importância de uma mostra inclusiva com a acessibilidade nos filmes garantida pela legenda descritiva, em português ou libras. Todas as sessões serão comentadas pelas curadoras e/ ou diretoras.


A mostra “Imagem dos Povos – Mulheres” é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.


Sobre o Imagem dos Povos


Criada em 2005, é uma Mostra internacional de conteúdo audiovisual única no Brasil por ser realizada desde sua origem em múltiplas plataformas (cinema, televisão e web). Sempre buscando as tendências na produção e no mercado, exibiu mais de mil e trezentas produções, realizou seminários internacionais e workshops de excelência, estabelecendo parcerias com realizadores, festivais e fundos de financiamento e fomento, promovendo o intercâmbio de realizadores mineiros com artistas e produtores de mais de 60 países.


Seu foco é a difusão de conteúdos da diversidade cultural e humana, buscando enfatizar as temáticas contemporâneas. A idealização, realização, direção e curadoria geral são de Tâmara Braga Ribeiro, Maíz d’Assumpção e Adyr Assumpção.


SERVIÇO


Imagem dos Povos


De 08 a 19 março no MIS Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza). Programação completa em: www.imagemdospovos.com


A programação é gratuita e os ingressos precisam ser retirados na bilheteria do MIS Santa Tereza antes das sessões.


*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.


(** Com informações da Assessoria)

2 visualizações

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade