• Flavia Andrade

Com concessão em prazo final, Sanesul busca tratativas para renovação contratual


Sanesul busca renovação contratual de Concessão nos municípios de Dourados e Corumbá (Divulgação)

Com o fim da concessão chegando nos municípios de Corumbá e Dourados, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), tem realizado reuniões com o Executivo e o Legislativo das cidades em busca de tratativas visando a renovação contratual.


De acordo com a assessoria da Estatal, a expectativa é de que o contrato seja renovado, uma vez que, o trabalho realizado no atendimento a população das duas cidades tem sido realizado com qualidade e competência.


Para Corumbá, a assessoria da Sanesul destaca que," A Empresa tem buscado melhorar o atendimento, acompanhando todo crescimento populacional previsto para os próximos 30 anos, garantindo investimentos previstos, os quais somam R$ 33.645.603,071".


Já para o município de Dourados," Cerca de 75,1% do atendimento a população é realizado, a expectativa para 2020 é chegar a 94,9%", declara assessoria da Estatal.


CORUMBÁ


Quais são as expectativas da Estatal para a renovação? 


Em conjunto com o Executivo de Corumbá, a Sanesul iniciou as tratativas para renovar a concessão através de um contrato de programa de gestão compartilhada entre o Estado, o Município e a Empresa Pública (Sanesul). Nossa equipe técnica já esteve com a equipe técnica de Corumbá, já apresentou o plano de investimentos. Nós estivemos na semana passa em uma reunião com o Legislativo Municipal. Todos os vereadores estiveram presentes. Apresentamos o Plano de Investimentos, o que a Empresa já fez. Temos certeza que é o melhor caminho para o Município de Corumbá e vamos continuar essa parceria que deu certo e que os resultados estão sendo colhidos agora. Nós temos vários investimentos, já universalizamos o fornecimento de água tratada para toda a população e agora estamos caminhando firmemente para universalizar a questão do tratamento de esgoto. O saneamento básico que está sendo proposto pela Empresa está sendo cumprido à risca e o plano de investimento será feito de forma que contemple essa universalização. A nossa expectativa é muito boa. O Projeto de Lei Autorizativa já foi enviado para a Câmara Municipal e encontra-se tramitando. Nós já fizemos a defesa junto à Comissão de Constituição e Justiça. Os vereadores se sensibilizaram e estão tendo a oportunidade de analisar a nossa proposta e nós temos certeza que, naturalmente, dentro do trâmite normal, dentro do processo normal de renovação isso vai acontecer. Vamos continuar investindo em qualidade de vida na cidade de Corumbá.


Quais são os trabalhos que vem sendo desenvolvidos visando a melhoria na distribuição de água e esgoto do município?


O plano de investimentos da SANESUL prevê a implantação de uma estação de tratamento de água (água) no distrito de Porto Esperança, implantação de reservatórios de água com capacidade de 500.000 litros para atendimento da parte alta da área urbana, tratamento para resíduos do sistema de abastecimento de água e melhorias nas captação e tratamento de água de Corumbá, assim como atendimento de todo crescimento populacional previsto para os próximos 30 anos. Os investimentos previstos somam R$ 33.645.603,071.


O município de Corumbá conta hoje com uma conta de investimentos concluídos, em execução e à executar de 78 milhões de reais (35 milhões de recursos próprios da SANESUL), que estarão integralmente aplicados nos próximos dois anos nos sistemas de água  esgoto.


Qual o total de área atendida pela Sanesul em Corumbá?


O sistema de abastecimento de água está disponível para 99% da população urbana e o sistema de esgotamento sanitário atende 69,% da população urbana, com previsão de ampliação para 73,9 % da população após o encerramento das obras em andamento.


Existem projetos em andamento para ampliar a rede de água e esgoto?


Em relação ao sistema de abastecimento de água os investimentos estão voltados para ampliação da produção e distribuição de água acompanhando o crescimento populacional, melhorias no sistema de tratamento, incorporação de reservatórios de água voltados para melhoria operacional do sistema e consequente redução das intermitências de abastecimento de água.


O esgotamento sanitário ainda contempla a dimensão de expansão do serviço para população pela execução de obras de redes coletoras, ligações domiciliares e estações de bombeamento de esgoto, visando um horizonte de universalização do serviço no município.


Em Dourados


Qual a área atendida neste município?


A cobertura do serviço de esgotamento sanitário é de 75,1% da população urbana do município de Dourados, contando com investimento licitados e em processo de licitação que elevarão a cobertura do serviço para 94,9% da população no horizonte dos próximos 5 anos, universalizando o acesso ao serviço.


Quais são os trabalhos que vem sendo desenvolvidos visando a melhoria na distribuição de água e esgoto do município?


A SANESUL concluiu obras para no sistema de abastecimento de água no valor de 22 milhões de reais. Encontra-se em execução o montante 56 milhões de reais em recursos que comprerendem a implantação de redes de distribuição para os novos bairros e loteamentos, incremento da produção de água na estação de tratamento de água de Dourados e por super-poços, atualização do sistema elétrico da estação de tratamento de água. Em dezembro de 2018 licitamos adicionalmente um investimento de 28 milhões de reais na implantação de super-poços, reservatórios e redes de distribuição com capacidade de atendimento do crescimento da população nos próximos 30 anos, antecipados para os próximos três anos. Todos os investimentos em água tem foco na manutenção da cobertura universalizada do sistema de abastecimento de água.


Em relação ao sistema de esgotamento sanitário temos previsto o incremento da capacidade de tratamento de esgoto pela ETE Ipê, próxima do Núcleo Industrial, que poderá atender até 120.000 habitantes, e que se encontra com a primeira fase de obras em conclusão e a segunda etapa em licitação. Ao final de 2009 o serviço será disponibilizado para mais 5.200 famílias, atingindo outras 8.000 no final de 2020, permitindo a interligação de 94,9% da população.


O município de Dourados conta hoje com uma conta de investimentos concluídos, em execução e à executar de 234 milhões de reais (158 milhões de recursos próprios da SANESUL), que estarão integralmente aplicados nos próximos três anos nos sistemas de água  esgoto.


A Concessão da Sanesul termina em Setembro de 2019, o presidente Walter Carneiro já esteve em reunião com a prefeita Délia Razuk para apresentar propostas de melhorias e buscar a renovação desse contrato, quais as expectativas com relação a essa renovação também?


 A Sanesul também já iniciou as tratativas para renovar a concessão através de um contrato de programa de gestão compartilhada entre o Estado, o Município e a Empresa Pública (Sanesul). Nossa equipe técnica já esteve com a equipe técnica de Dourados para apresentação do plano de investimentos. Temos certeza que o melhor caminho para o Município de Dourados é continuar essa parceria que deu certo e que os resultados estão sendo colhidos agora. Já universalizamos o fornecimento de água tratada para toda a população e agora estamos caminhando firmemente para universalizar a questão do tratamento de esgoto. O saneamento básico que está sendo proposto pela Empresa está sendo cumprido à risca e o plano de investimento será feito de forma que contemple essa universalização. A nossa expectativa é muito boa. Acreditamos que, naturalmente, dentro do trâmite normal, dentro do processo normal de renovação isso vai acontecer. Vamos continuar investindo em qualidade de vida na cidade de Dourados

8 visualizações

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade