• Flavia Andrade

Com o friozinho, caldos e sopas são opções para se aquecer


(Foto: Divulgação)

Nutricionista Bruna Janaína traz dicas menos calóricas e mais nutritivas


Com a queda da temperatura, a criatividade na cozinha é grande aliada para se aquecer. Os sabores e texturas das comidas quentinhas, feitas na hora e com ingredientes selecionados, ajudam a espantar o gelo que esta época do ano traz. Com isso, vêm a possibilidade de testar novos pratos por meio de receitas menos calóricas, ajudam a manter a qualidade de vida e saúde em dia.


De acordo com a nutricionista do Fort Atacadista, Bruna Janaína da Silva, “Você pode cozinhar legumes ou carnes em água. Esta água vai te dar o sabor dos legumes ou das carnes e pode ser utilizada em sopas, caldos e até para cozinhar arroz, massas, agregando mais nutrientes”, pontua.


Para quem busca perder alguns quilos ou reduzir o percentual de gordura no corpo, deve optar pelas sopas e caldos com menor quantidade de calorias, mantendo a qualidade e, principalmente, o sabor.


Para Bruna, no lugar das carnes gordas, como calabresa e bacon, vale inserir carnes magras, peito de frango, patinho, ou até um peixe magro como a pescada, linguado, entre outros. “Dá para incluir as proteínas em seus caldos, ou fazer somente com legumes mesmo, e adicionar grãos, que também trarão um pouco de proteínas”. 


Quanto mais colorido, mais nutritivo ficará seu prato, ou seja, os folhosos são boas alternativas, como a couve, espinafre e rúcula. Já os tomates e pimentões ajudam trazem ainda mais sabor às receitas. E para quem preferir uma consistência mais cremosa, alguns itens ajudam bastante, como a abóbora, batata doce, batata, inhame, mandioquinha, cenoura, chuchu, couve flor, beterraba, entre outros. Dá para adicionar alimentos como a aveia, que depois de hidratada, também possui consistência cremosa, bem como a linhaça e a chia. 


Pode-se também utilizar grãos como grão de bico, lentilha, ervilha, quinoa entre outros. “É possível fazer fazer tanto as sopas, picando estes legumes e deixando-os em água, quanto os caldos, batendo tudo no liquidificador, adicionando menos água, conforme sua preferência”, destaca.


A nutricionista ressalta que há uma infinidade de alimentos que incrementam o sabor das comidas. O alho, por exemplo, combina com quase uma unanimidade entre os culinaristas, assim como a cebola, cebolinha e salsinha. “Mas dá para inserir outros de acordo com o paladar de quem vai comer. O orégano, tomilho, alfavaca, manjericão, açafrão, pimenta do reino e outras pimentas são algumas sugestões que geralmente indico”. 


Receitas 


Bruna separou três receitas práticas de se fazer em casa neste período. Confira: 

SOPA COM AVEIA


Ingredientes:


3/4 de xícara de farelo de aveia 1/2 cebola picada 1 dente de alho amassado 1 cenoura pequena ralada 1 colher (chá) de açafrão 1 xícara de água quente 2 folhas de couve picadas


Modo de Preparo


1 – Deixe a aveia de molho por 10 minutos em água quente. 2 – Em uma panela refogue a cebola, o alho e a cenoura ralada. 3 – Adicione a aveia, acrescente um pouco mais de água quente e adicione a couve picada. 4 – Misture tudo e acrescente o açafrão, sal e outro temperos a gosto. Dica: Se desejar adicione mais água. Caso queira acrescente frango desfiado ou outros legumes. 5 – Deixe engrossar e desligue o fogo. 6 – Depois é só servir.


SOPA DE GRÃO DE BICO


Ingredientes:


2 xícaras de grão de bico cozido 1/4 de abóbora cabotiá cozida 1 cebola 5 dentes de alho amassados 1 cenoura 1/2 chuchu cortados em cubinhos pequenos 2 folhas de couve (ou espinafre) 1 abobrinha Sal e pimenta do reino a gosto 1 colher (café) de curry


Modo de Preparo:


1 – Cozinhe a abóbora sem casca. Quando a abóbora estiver bem cozida bata no liquidificador com a água do caldo. 2 – Em uma panela grande, refogue no azeite a cebola e o alho amassado. 3 – Em seguida acrescente os legumes, todos cortados em cubinhos pequenos. 4 – Acrescente sal e refogue um pouco. 5 – Agora cubra os legumes com o caldo de abóbora e tampe a panela para que os legumes cozinhassem bem. Se ficar grosso coloque um pouco de água. Acerte o sal, e inclua pimenta do reino e o curry. 6 – Quando os legumes estiverem macios, tire a tampa para que o caldo reduza e fique grosso. 7 – Para finalizar acrescente o grão de bico cozido e misture tudo. 8 – Sirva!


RECEITA DE SOPA DE MANDIOQUINHA COM FRANGO LIGHT


Ingredientes:


500 gramas de filé de frango cortado em tirinhas;

1 kg de mandioquinhas;

1/2 cebola picada;

3 dentes de alho amassados;

Azeite de oliva para refogar;

Sal a gosto;

Pimenta do reino a gosto;

Cebolinha e salsinha picados a gosto.


Modo de preparo:


Corte os filés de frango em tirinhas e reserve. Descasque as mandioquinhas e pique em pedaços grandes e coloque em uma panela com água até cobrir as mandioquinhas. Leve para cozinhar até que esteja bem macia. Enquanto isso, separe outra panela e doure o frango no azeite. Em seguida junte cebola e alho e deixe refogar bem até que a cebola esteja translúcida e o alho douradinho. Quando as mandiocas estiverem cozidas bata tudo com um mixer inclusive o caldo do cozimento. Se não tiver, espere esfriar e passe no liquidificador. Despeje essa mistura na panela do frango e incorpore tudo. Aqueça novamente, tempere com sal e pimenta e deixe por mais 10 minutos. Adicione cheiro verde e sirva!


SOPA DE LENTILHA COM MANJERICÃO

Ingredientes: 


½ xícara de chá de lentilha 

2 xícaras de couve-flor

2 cebolas pequenas

2 dentes de alho

1 colher de sopa de azeite

8 a 10 folhas de manjericão fresco.

Modo de preparo: 


Cozinhe a lentilha e a couve-flor com água. Em uma frigideira, refogue a cebola no azeite e bata no liquidificador com a água de cozimento, um fio de azeite e o manjericão fresco. Acrescente uma concha do que foi batido no liquidificador no refogado e mexa por uns instantes. Adicione o restante da sopa. Ajuste o sal e ervas a gosto.


SOPA DE PALMITO COM ALHO PORÓ


Ingredientes: 

1 palmito pupunha fresco

½ xícara de chá de alho poró

1 cebola branca

2 dentes de alho

Sal a gosto

2 colheres de sopa de azeite.

Modo de preparo: 


Em uma panela, refogue a cebola branca com o alho no azeite, acrescente o palmito e o sal. Mexa um pouco e acrescente a água. Deixe cozinhar até o palmito amolecer bem, no ponto de bater no liquidificador. Bata no liquidificador, acrescentando água aos poucos até ficar na consistência desejada. Faça um refogado de azeite com alho poró e transfira a sopa para esse refogado. Mexa por uns instantes e desligue o fogo. Enfeite a sopa com cebolinha picada.


0 visualização

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade