• Flavia Andrade

Congresso na Argentina discute sobre Mercado Imobiliário Internacional


(Foto: Divulgação/Assessoria)

O presidente do Sindimóveis-MS, João Araújo Filho, representou o nosso país no 1° Congresso Latinoamericano de Jovens Profissionais do Mercado Imobiliário, na Argentina. Profissionais de diversos países participaram do primeiro encontro que discutiram sobre o mercado imobiliário internacional e a regulamentação do registro de corretores imobiliários na América Latina.

Corretor Internacional, cadastrado na NAR - National Association Of Realtors maior Associação de Corretores de Imóveis do mundo possui a designação CIPS, que o torna Especialista em Negócios Internacionais, João Araújo, frisou a importância do intercâmbio entre as nações "estar atualizado é a peça essencial para alcançar o mercado mundial pois a troca de experiências e a união com países da América Latina fortalece o mercado imobiliário internacional".

O painel consistiu na participação do membro da Associação Nacional de Corretores de Imóveis da Virgínia/Estados Unidos e coordenador regional da América do Sul do NAR - Mário Rubio; corretor imobiliário e diretor da empresa imobiliária de Assunção/Paraguai, Jorge Figueredo; corretor imobiliário e especialista em marketing em Lima/Peru, Gennaro Casaretto; e além dos moderadores, Santiago Arnoldi, coordenador dos jovens corretores de imóveis membros da FIRA/Argentina; Natália Flores, especialista em Negócios Internacionais CIPS de Missiones/Argentina; e o presidente da FIRA, Eduardo Brigada.

Na Argentina, a corretagem imobiliária é regulamentada pela lei 25.028. Misiones tem particularmente a Câmara Inmobiliaria de Misiones (CIM) empresários inmobiliários.Colegio de Corredores Públicos Inmobiliarios de Misiones (CCPIM) regulamentada pela lei I 152.

No caso do Peru, existe a Associação Peruana de Agentes Imobiliários: “Isso nos permite ser mais protegidos, confortáveis e capazes de fazer negócios entre todos os agentes registrados”, disse Gennaro Casaretto.

Além disso, destacou a importância de os profissionais continuarem seu treinamento constantemente por meio de cursos de atualização profissional e aproveitar todas as instâncias de conferências internacionais, como a que ocorreu recentemente em nossa cidade.

“Precisamos nos reunir e nos agrupar para poder melhorar nosso sistema cada vez mais. Na Argentina, parece um ótimo exemplo de como uma carreira funciona; seria ótimo poder implementá-la no Peru”, acrescentou.

No caso do Paraguai, o setor imobiliário é regulamentado pelo Clã da Câmara Paraguaia de Empresas de Loteamento e Imobiliário (CaPELI) há 35 anos. “É uma guilda que promove constantemente os valores éticos de nossa profissão. Por outro lado, existem iniciativas privadas para obter o grau de corretor de imóveis ”, disse Jorge Figueredo, corretor de imóveis e diretor de imóveis em Assunção.

Membro da Associação Nacional de REALTORS da Virgínia/EUA e coordenador regional da NAR América do Sul, Mario Rubio, falou sobre a prática profissional dos corredores e refletiu: “Nos últimos anos, viajei para diferentes países. O mercado internacional exige uma constante atualização e implementação de novas tecnologias, por isso há mudanças dia a dia”.

Nesse sentido, ele reconheceu que atualmente existem dois pontos a favor do desenvolvimento do setor imobiliário: por um lado, o investimento tecnológico e, por outro, a abertura de mercados.

Argentina

O primeiro congresso Latinoamericano de jovens corretores de imóveis ocorreu, entre os dias 26 e 27 de setembro, na cidade de Posadas Missiones na Argentina, e foi realizado pela Câmara Imobiliária de Missiones, que tem como presidente Julia Acosta Azoya.

João Araújo foi o único palestrante brasileiro do congresso e conseguiu trazer para o Brasil no próximo ano o 2° Congresso de Jovens Corretores de Imóveis, que deve acontecer em junho, na cidade de Foz do Iguaçu, juntamente com o ENBRACI.

"Me sinto lisonjeado de representar meu país Brasil, minha cidade Campo Grande, e meu estado Mato Grosso do Sul, sendo o único brasileiro a participar do congresso. Não medirei esforços para fazer um excelente congresso para os profissionais de outros países".


(** Com informação da Assessoria - Foto: Divulgação/Assessoria)

1 visualização

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade