• Flavia Andrade

Consórcio atinge 2,48 milhões em novas adesões nos últimos dez meses e bate recorde da década


(Foto: Reprodução/Internet)

Indicadores da ABAC mostra um crescimento acima de 4% em vendas de novas cotas acumuladas


Segundo as informações divulgadas pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios – ABAC, foi possível perceber um crescimento constante nos acumulados das contemplações no Sistema de Consórcios durante os dez meses do ano.

Em outubro, depois de alcançar diversos recordes em meses anteriores, a modalidade atingiu 2,48 milhões em novas adesões, acumuladas de janeiro a outubro, número maior que a 2,38 milhões do mesmo período no ano anterior, o maior volume dos últimos dez anos.

Edemilson Koji Motoda, presidente do Grupo KSL, acredita que esse aumento mostra a importância do segmento para o mercado. “O consórcio vem se fortalecendo ano a ano como uma importante forma de aquisição de bens, sem juros e de forma muito transparente e confiável”.

Até o dia 31 de dezembro deste ano, está em vigor a circular nº 4.009/20 do Banco Central do Brasil pleiteada pela ABAC, onde o mecanismo está temporariamente disponibilizando aos consorciados, contemplados e quitados junto às administradoras, o recebimento do crédito em espécie, benefício destinado exclusivamente àqueles que ainda não o tenham utilizado.

A inadimplência entre os contemplados segue demonstrando uma tendência de queda desde julho de 2018, entretanto, em abril e maio a taxa chegou à 6,28% e 6,24% respectivamente, segundo dados do Banco Central. “É natural que no inicio da pandemia, muitas pessoas ficassem ansiosas e temerárias com a atual situação do país e do mundo. Diante de um cenário de incertezas, uma das primeiras ações é cortar gastos buscando efetuar reservas financeiras e isso se refletiu nos indicadores de inadimplência”, explica.

Acompanhando diariamente estes indicadores, a empresa que é especializada em crédito e cobrança, reforça a importância de estratégias personalizadas e adequadas essas situações desse tipo. “Procuramos sempre esclarecer as principais dúvidas dos consorciados e a importância de manter as contas em dia, evitando acúmulo de encargos e consequentemente comprometendo ainda mais sua renda”, finaliza.

1 visualização0 comentário

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade