• Flavia Andrade

Conselho de Veterinária homenageia médicos da categoria com 25 e 50 anos de profissão

A Solenidade está marcada para o dia 09 de setembro a partir das 19h na Famasul (Foto: Divulgação/Assessoria)

Na próxima segunda-feira (09), o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) realiza a partir das 19 horas, no auditório da Famasul, Sessão Solene em Comemoração ao Dia do Médico Veterinário. Na oportunidade serão homenageados médicos veterinários que completam 25 e 50 anos de profissão.


De acordo com o CRMV-MS, o tema da homenagem é: “Cuidar, Curar, Proteger, Pesquisar, Garantir, Amar, e Ser Humano Demais”, remetendo justamente ao variado leque de atuação que os médicos veterinários ocupam na sociedade. Cuidando dos pequenos animais, equinos, animais de produção, animais silvestres e exóticos e Inspeção de alimentos.


Conforme o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva, "O objetivo homenagear aqueles que se dedicam a Medicina Veterinária há 25 e 50 anos, ou seja, comemoram em 2019, suas bodas de prata e ouro como profissionais, respectivamente. É uma oportunidade de fazer uma singela homenagem aqueles que garantem e cuidam da saúde animal, humana e do meio ambiente, concentrados na chamada Saúde Única. A profissão também contribui para o desenvolvimento econômico e social do país”, avaliou.


Ainda segundo o CRMV-MS, o trabalho dos médicos-veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia: eles atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; têm papel fundamental na agropecuária brasileira; podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercem atividades em laboratórios para análise de solo, para análise da água e domissanitários (saneantes destinados ao uso domiciliar); realizam pesquisas em alimentos; participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal, entre outros.


Com relação a saúde pública, por exemplo, a categoria foi integrada, em 2011, às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), ou seja, desde então, os médicos-veterinários têm a chancela do governo federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. Treze anos antes, em 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde.


O CRMV-MS enfatiza que, é o médico-veterinário quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. A Saúde Única visa promover a cooperação e colaboração entre médicos veterinários e demais profissionais de saúde e meio ambiente para promover a saúde e o bem-estar de todas as espécies animais e vegetais.


Serviço:


Solenidade em Comemoração do Dia do Médico Veterinário

Data: 09 de setembro de 2019

Horário: a partir das 19 horas

Local: Auditório da Famasul

Endereço: R. Marcino dos Santos, 401 - Chácara Cachoeira

2 visualizações0 comentário

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade