• Flavia Andrade

CRMV-MS fiscaliza consultório localizado na Região do Anhanduizinho


(Foto: Divulgação/CRMVMS)

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) realizou fiscalização em um consultório veterinário localizado na Região do Anhanduizinho, na última quinta-feira (24/04) .


Para o gerente de Fiscalização, Nilson Bulhões, "Após o recebimento de uma denuncia apontando irregularidades no local, o CRMV-MS foi averiguar in loco a situação e constatou a falta de descarte correto dos materiais utilizados, entre eles, ampola de medicamentos, seringas, entre outros. A Resolução do CFMV nº 1275/2019 é clara sobre o descarte desse tipo de material. Constatamos ausência de estrutura adequada, bem como problemas de ordens sanitárias e higiênicas, que serão comunicadas aos órgãos de fiscalização sanitária para apuração”, pontua.


Conforme a resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em seu artigo 15º, "Todos os estabelecimentos veterinários devem fazer o armazenamento de medicamentos, vacinas, antígenos e outros materiais biológicos em geladeiras ou unidades de refrigeração exclusivas, contendo termômetro de máxima e mínima, com registro diário de temperatura, bem como dispor do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde – PGRSS".


De acordo com o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva, "É essencial que os prestadores de serviço se adequem as boas práticas estabelecidas na Resolução CFMV nº1275. Seguindo as orientações que esta resolução traz, há a garantia da prestação de serviço de qualidade. Sai todo mundo ganhando, tanto a sociedade, quanto o profissional que responde como responsável técnico e ainda os proprietários que desejam oferecer esse tipo de serviço”, conclui.


O CRMV-MS orienta que antes de levar o seu animal para qualquer estabelecimento pet, que seja antes averiguada a situação do local junto ao conselho. Basta acessar: https://siscad.cfmv.gov.br/paginas/busca - neste site é possível conhecer, o estabelecimento e o médico veterinário que irá realizar o atendimento.


As denuncias de irregularidades podem ser realizadas ao CRMV-MS, mesmo que anonimamente pelo site: http://novo.crmvms.org.br/denuncia-estabelecimento/.

3 visualizações0 comentário