• Flavia Andrade

Curso gratuito de Libras tem inscritos em quase todo país


(Foto: Divulgação)

Língua Brasileira de Sinais e outros cursos livres são oferecidos gratuitamente até 10 de maio


Curso de Libras tem a duração de 40 horas e pode ser realizado em até 30 dias

Neste período de distanciamento social, as lives com cantores reconhecidos nacionalmente ocorrem quase que todos os dias. Sem dúvida, a música é a principal atração, mas a performance dos intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) tornou-se um show a parte. A interpretação das canções é levada ao público com a emoção que cada letra e ritmo exigem. A maior visibilidade dessa comunicação também aumentou o interesse entre as pessoas para o aprendizado. Fato constatado na Unoeste, já que Libras está entre os cursos livres de extensão on-line, oferecidos gratuitamente nesse período de quarentena, e é um dos mais procurados, com quase 1,2 mil inscritos até o momento, com pessoas de pelo menos 20 estados brasileiros.      


A aluna de Psicologia da Unoeste Tábata Scorpioni Machado aproveitou para aprender a comunicação através de sinais. “Estou gostando bastante. Achei muito bom que explicam a questão da fisiologia envolvida na deficiência auditiva, assim como fala sobre a identidade da surdez. Acredito que desmistifica esse assunto e entendo que é de extrema importância que a gente compreenda o que é a surdez e como nos comunicar com essas pessoas.


Principalmente para profissionais que aspiram uma carreira de muito contato com o público”. Sobre a iniciativa da universidade em oferecer a atividade gratuita neste momento, Tábata salienta que “além de contribuir para uma rotina em tempo de isolamento, contribui também para inclusão social”.


Carime Arcanjo dos Reis é de Dourados (MS) e graduada em pedagogia. Ela conta que soube do curso por meio das redes sociais de uma pessoa conhecida. “Meu interesse começou quando fiz uma matéria da minha graduação e me identifiquei, e assim venho aprendendo. O curso de Libras que a Unoeste esta oferecendo é muito bom. No AVA [Ambiente Virtual de Aprendizagem] tem vários textos de referência, tem os slides que ajudam e as atividades que complementam o aprendizado”, pontua.


De Cuiabá (MT), Alexandre Bastos soube do curso de extensão em Libras navegando pela internet. Ele, que é analista de sistemas e programador conta que o interesse em aprender a língua de sinais surgiu quando presenciou uma tentativa de comunicação. “Estava a caminho do trabalho e vi uma pessoa tentando se comunicar com outras em libras, gestos, de todo jeito... e as pessoas não conseguiam entender o que ela queria”, relembra. “Atualmente estudo inglês e espanhol, e pensei, por que não mais uma língua?”, completa Alexandre.


O curso de Libras tem a duração de 40 horas e pode ser realizado em até 30 dias. O inscrito aprende o conceito, breve histórico, legislações, além de orientações específicas e noções da Língua Brasileira de Sinais. A universidade também oferece vários outros cursos livres EAD sem custo algum, voltados a diferentes áreas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site até o dia 10 de maio.


“A Unoeste vem ofertando cursos de extensão gratuitos como parte da ampla frente de ações de combate à Covid-19 e de amparo às pessoas em distanciamento social”, ressalta a coordenadora dos cursos de extensão do Núcleo de Educação a Distância da Unoeste, a professora Maria Eliza Nigro Jorge. Ela lembra que a iniciativa de responsabilidade social, colocada em prática na segunda quinzena de março, teve expressiva aceitação em todo o Brasil.


Serviço: Confira os cursos de extensão gratuitos no site http://www.unoeste.br/cursoslivres/vcemcasa.


( ** Com informações da Assessoria)

7 visualizações

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade