• Flavia Andrade

Diretor do Detran destaca queda no sistema com falha em equipamento de terceirizada

Problema ocorreu na última terça-feira (19) e Empresa responsável pelo Sistema Nacional de Gravames busca solucionar o caso desde o início da semana



Problema ocorreu na última terça-feira (19) e Empresa responsável pelo Sistema Nacional de Gravames busca solucionar o caso desde o início da semana (Divulgação/Detran-MS)

O diretor de Tecnologia da Informação, Robson Roberto Alencar Duarte, do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) informou nesta quinta-feira (21), que a falha em um dos equipamentos da empresa B3, responsável pelo SNG (Sistema Nacional de Gravames) pode ser uma das causas da queda no sistema, impossibilitando a execução de serviços relacionados à veículos no Detran-MS.


Para o diretor Robson Duarte, “uma equipe de trabalho tem acompanhado de perto todos os testes para identificar a falha. O SNG permite que instituições Financeiras cadastradas, de forma eletrônica, possam registrar diretamente nas bases dos Detrans, a inclusão, alteração, cancelamento ou baixa de gravames restritos à alienação de veículos automotores. O sistema foi instituído pela Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados) com a anuência do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)”, pontua.


Após uma queda nos links de comunicação das operadoras, ocorrido na última terça-feira (19), as comunicações são monitoradas por equipes técnicas do Detran-MS e SGI (Superintendência de Gestão da Informação), apesar do serviço ser prestado pela B3. A queda ocasionou a suspensão nos serviços do País inteiro, porém foram restabelecidos no mesmo dia, o que não ocorreu aqui no Estado. A expectativa é de que o problema seja solucionado ainda nesta quinta-feira (21) e para isso, os técnicos têm trabalhado em conjunto.


Porém, não há garantias. Deixando assim, os serviços suspensos no Departamento. O Detran-MS informa ao usuário que, os prazos vencidos nas datas em que o sistema estava inoperante, não serão levados em conta, evitando prejuízos financeiros com multas e afins.


A emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e outras consultas continuam funcionando normalmente. Entre os serviços suspensos estão a emissão de documentos de veículos, emplacamento, transferências, alienações e desalienações, liberação de veículos apreendidos nos pátios, entre outros.

0 visualização

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade