• Flavia Andrade

STF derruba liminar e MS poderá receber investimento bilionário

Petrobras em Três Lagoas é visada pelos Russos


Petrobras - Três Lagoas - Divulgação

A unidade da Petrobras em Três Lagoas está sendo “rondada”pelo Grupo Russo Acron, nesta semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, suspendeu hoje parecer individual do ministro Marco Aurélio que dificultava a venda de parte dos ativos da Petrobras, o que pode trazer benefícios à economia do Estado. O grupo Russo Acron deve conseguir avançar com as negociações da compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-3) da Petrobras, em Três Lagoas.


O processo para mudar o controle acionário da unidade aos russos por R$ 3,2 bilhões, mais R$ 5 bilhões em investimentos, havia sido paralisado em 3 de julho. Ainda assim, a Acron manteve interesse nas aquisições. Com a decisão de Toffoli, o cenário parece favorável para que o negócio seja concluído.


A decisão de Marco Aurélio foi proferida no dia 19 de dezembro de 2018, o ministro atendeu a liminar feito pelo PT para suspender a vigência do Decreto 9.355/2018, editado pelo ex-presidente Michel Temer em abril do mesmo ano, que estabeleceu regras para a venda dos direitos de exploração de campos de petróleo e gás e das empresas subsidiárias da estatal.


Para Dias Toffoli, a decisão prejudica a empresa e impede a formação de uma joint venture (parceria) com outras empresas do setor de óleo e gás. Na avaliação do ministro, as parcerias são indispensáveis para o compartilhamento de riscos da atividade complexa exercida pela Petrobras.

0 visualização

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade