• Flavia Andrade

Fundesporte marca presença no XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde


(Foto: Divulgação)

O diretor-executivo da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e coordenador do Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo de Mato Grosso do Sul, Prof. Doutor Silvio Lobo Filho, participou do 12º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS). O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS), foi realizado de 23 a 26 de outubro, no Centro de Convenções de Bonito-MS e teve o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte.


O Congresso, oferecido a cada dois anos no país, aconteceu pela primeira vez na região Centro-Oeste e reuniu cerca de 980 participantes. Segundo a SBAFS, o público-alvo foi profissionais de educação física e outros profissionais de saúde (médicos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas); profissionais do sistema S; gestores de serviços públicos de saúde, educação e lazer e de outras instituições ligadas à saúde, educação e lazer; professores universitários e da rede básica de ensino; estudantes de graduação e pós-graduação em educação física e de outros cursos da área de saúde e educação e estudantes do ensino fundamental e médio.


Nesta edição, o eixo de discussão foi “Semeando a atividade física para o futuro” e teve a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, que despertaram a reflexão em torno das perspectivas da pesquisa científica na área, como se traduzirá na prática profissional. Os pesquisadores também objetivaram fomentar a interlocução entre a Educação Básica (EB) e o Ensino Superior (ES), estimulando futuros estudiosos e ativistas no campo da atividade física e saúde.


Simultaneamente ao XII CBAFS, ocorreu a Feira de Ciência e Tecnologia para Atividade Física e Saúde (Fecintafs), evento inédito na área, no qual estudantes do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico, das redes pública e privada de ensino tiveram a oportunidade de apresentar o resultado dos projetos de pesquisa e de experiências inovadoras na atividade física desenvolvidos em escolas de todo o país, além de alavancar discussões de como promover a Atividade Física em diferentes contextos.


Durante a solenidade de abertura, Silvio Lobo Filho falou em nome do governador do Estado, Reinaldo Azambuja e do diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, a respeito importância do evento. “O Governo do Estado sempre esteve presente em eventos desta natureza, porque representa para Mato Grosso do Sul um avanço no cunho científico e, consequentemente, no desenvolvimento de futuras políticas públicas na área da atividade física e saúde”.


Na quarta-feira (23.10), Lobo foi moderador do workshop “Atividade Física no Sistema Único de Saúde (Sus)”, que teve como palestrantes o professor Dr. Fernando Vinholes Siqueira, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e professora Dra. Jamile Sanches Codogno, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), unidade de Presidente Prudente. Segundo Lobo, os pesquisadores demonstraram a relevância do profissional de educação física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).


Após coordenar o debate, Lobo destaca que o profissional de educação física é de suma importância para o Sus, especialmente no processo de prevenção às doenças crônico-degenerativas, entre elas cardiovasculares, como acidente vascular cerebral e infarto no miocárdio. “O Nasf trabalha nos limites da prevenção e isso oferece vários ganhos à saúde do atendido e ao sistema de saúde, porque é uma redução do processo de atendimento, do uso de medicamentos, da utilização de exames laboratoriais, do próprio atendimento médico e, consequentemente, uma economia financeira no sistema de saúde. Não se busca economia financeira, busca-se saúde da população”.


O evento teve a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) como executora, por possuir ampla experiência na realização de eventos científicos, e com o amparo dos docentes da UFMS e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O Congresso, de modo geral, foi coordenado pela Doutora Christianne de Faria Coelho Ravagnani e Doutor Fabricio Cesar de Paula Ravagnani.


“Essa execução da UFMS foi essencial, pois emprestou toda a infraestrutura para a realização do evento. O reitor da instituição, Marcelo Turine, teve destaque porque entregou toda a possibilidade de estrutura da UFMS, pró-reitorias, coordenadorias, direção da faculdade, para que o evento acontecesse. Teve também o apoio decisivo do Governo do Estado, pela Fundesporte. Foi um apoio referido na fala da coordenadora do evento, professora Christianne Coelho e do reitor, agradecendo à Fundesporte em nome do nosso diretor-presidente Marcelo Miranda e ao governador Reinaldo Azambuja”, finaliza Silvio Lobo.


*Com informações da SBAFS e da Fundesporte.

0 visualização

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade