• Flavia Andrade

Hospital Regional realiza aproximadamente 700 atendimentos mensais em Nefrologia


A unidade funciona 24 horas, com disponibilidade de equipamentos utilizados para o tratamento dialítico. (Foto: Divulgação/HRMS)

O setor de Nefrologia do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul foi inaugurado em outubro de 2004, e desde então, realiza cerca de 700 atendimentos dialíticos mensais.


A equipe responsável pelo setor é composta por nove médicos nefrologistas, quatro residentes médicos, um farmacêutico, duas enfermeiras especialistas na área, 17 técnicos de enfermagem, um bioquímico que fica responsável pelo tratamento das águas para hemodiálise, dois auxiliares de serviços hospitalares e dois auxiliares de limpeza.


Segundo assessoria do Governo do Estado, o funcionamento da unidade é 24 horas por dia, com a disponibilidade de equipamentos utilizados em tratamento dialítico nos pacientes portadores de DRC (Doença Renal Crônica), IRA (Injuria Renal Aguda), nas modalidades de Hemodiálise e Diálise Peritoneal.


Alguns pacientes são assistidos em domicílio com acompanhamento profissional cedido pelo HRMS. Cerca de 14 pacientes realizam a Diálise Perintoneal Automatizada, além da atenção, os cuidadores recebem treinamento profissional, e o equipamento em comodato juntamente com os materiais de consumo, para atendimento destes pacientes.


A equipe do HRMS acompanha de perto as evoluções e condições dos pacientes atendidos em suas residências, através de visitas da equipe multidisciplinar, onde coletam exames, realizam consultas que mostram os resultados dos tratamentos e as manutenções necessárias pertinentes a cada caso.

De acordo com a enfermeira Regina Terra, especialista em Nefrologia,“ Dessa forma auxiliamos na quebra dos paradigmas que a falta de informação estabelece sobre toda a nefrologia , a partir dessa metodologia minimiza significativamente este impacto negativo inicial do paciente, quanto entra efetivamente na terapia dialítica”, aponta.


Os pacientes assistidos pelo serviço de nefrologia do HRMS visitam o setor constantemente, são de três a quatro visitas semanais o que aproxima toda a equipe multidisciplinar dos pacientes, para melhor acolhe-los, quinzenalmente os mesmos passam por rodas de conversas com o serviço de psicologia. A equipe da Nefrologia também criou o Grupo do Bem da Nefrologia, onde arrecadam roupas, sapatos, livros e realizam feiras onde os lucros são destinados ao custeio de viagens de estudo para transplante de pacientes fora do Estado, além de cestas básicas e ainda cadeira de rodas para uma paciente em tratamento conservador de baixa renda.


Para o Dr. Marcio Eduardo de Souza Pereira, diretor presidente do HRMS, “Uma das principais motivações em ser médico é poder ajudar as pessoas. Ver o trabalho atencioso e cuidadoso da equipe da Nefrologia do Hospital Regional com os pacientes nos comove, porque a preocupação vai além do estado clínico do paciente essa equipe proporciona também esperança”, conclui.

0 visualização

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade