• Flavia Andrade

HRGD realiza mais de 80 cirurgias oftalmológicas sob nova gestão


Instituto Acqua é referência em cirurgias oftalmológicas para 33 municípios. (Foto: Divulgação/Assessoria)

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (HRCGD) realizou em três dias, cerca de 83 cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio, além de 109 consultas. Com o agendamento de consultas aberto pelo Governo do Estado em abril de 2018, o setor iniciou os atendimentos em maio do ano passado e desde o último dia 12 de junho está sob a gestão do Instituto Acqua, que também é responsável pelo Hospital Regional de Ponta Porã.


O objetivo do hospital é realizar demandas de baixa e média complexidade, para reduzir a fila de espera por esses procedimentos. Além de realizar atendimentos em Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Vascular e Oftalmologia. A unidade oferta também exames de ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.


O Instituto Acqua é referência para 33 municípios e realiza, em média, 208 cirurgias mensais em diversas especialidades, com um corpo clínico de 50 médicos e mais 60 funcionários. O atendimento é um dos pontos altos. 


Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, “Como exemplo, temos as cirurgias ortopédicas, que não vinham sendo realizadas por nenhum hospital da região e agora são feitas no Regional da Grande Dourados, evitando que os pacientes tenham que se deslocar para Campo Grande”, pontua.


Segundo o diretor-técnico do Hospital, Diego Romeiro, “Hoje somos o hospital da região sul do Estado que mais realiza procedimentos oftalmológicos pelo SUS. Todos os meses, realizamos por volta de 200 atendimentos ambulatoriais e 70 cirurgias oftalmológicas, incluindo catarata e pterígio. Temos um projeto para ampliar a especialidade a fim de realizarmos outras cirurgias de maior complexidade como a de retina”, conclui.

2 visualizações

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade