• Flavia Andrade

Isolamento faz aumentar procura por cursos online por hobby


(Foto: Divulgação)

Práticos e cômodos, os cursos ensinam como preparar seu próprio destilado e como faturar em um setor que cresce cada vez mais no Brasil


Com a rotina atarefada e a correria do dia a dia, muitas pessoas decidiram investir em cursos online para ampliar seus horizontes. De acordo com os dados mais recentes, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísiso Teixeira (INEP), cerca de 1,7 milhão de brasileiros se matricularam em cursos à distância, o que representa 21,20% das matrículas totais.


Além disso, de acordo com um levantamento do Google, a procura por especializações à distância teve um salto de 130% nas buscas nos últimos dias.


Com o objetivo de faturar uma renda extra ou até mesmo abrir o seu próprio negócio, muitos brasileiros estão investindo não apenas em cursos do ensino superior, mas também naqueles que ensinam a se tornar um criador de conteúdo nas redes sociais ou até mesmo como preparar sua própria bebida.

“Por conta do avanço da tecnologia, tornou-se muito mais prático fazer um curso sem precisar se deslocar, já que é possível interagir em tempo real com o professor, sanar dúvidas pelo celular e, em alguns casos, assistir as aulas no momento que for mais cômodo”, explica o empresário Leandro Dias, da Escola da Cachaça. Após perceber que o mercado de bebidas estava crescendo no país, em 2017, Dias decidiu criar o curso “Mestre dos Destilados”, para quem tem interesse em saber mais sobre esse universo e produzir seu próprio destilado.

Para aqueles que se interessaram sobre assunto, ou os que ficaram curiosos com a possibilidade de se produzir destilados em casa, é possível assistir uma aula grátis no site: “Quando se ministra um curso inédito como esse, é muito importante disponibilizar um primeiro acesso às pessoas, pois muitas ainda chegam céticas. A aula gratuita permite que o aluno compre o curso já tendo uma idéia do seu conteúdo.” – acrescenta Leandro Dias. A escola registrou aumento de 50% na procura pelos cursos durante esse período.

De cinco litros para oito mil garrafas por mês

Em 2016, o paranaense Guilherme Bossoni decidiu criar, com mais dois amigos que tinham acabado de voltar da Alemanha, uma receita de gin para fazer em casa e harmonizar com jantares. A curiosidade fez com que ele investisse em um curso online para aprender mais sobre o processo de produção e o aperfeiçoamento de suas técnicas. “Por ser um curso pioneiro, não são todas as regiões do país que possuem um local que ofereça esse tipo de conteúdo, então o curso online permite que qualquer pessoa, independentemente da localização, consiga participar.”, explica Bossoni.

Depois do curso, ele e o amigo (atualmente sócio) resolveram testar mais de 50 receitas e decidiram investir no Gin, que tem conquistado cada vez mais fãs no país. Em 2019, eles decidiram lançar o Gin Hambre, e Bossoni se tornou um empreendedor do ramo de bebidas. “Na fase informal, produzíamos apenas cinco litros em um pequeno alambique de cobre, e hoje nossa produção é, em média, oito mil garrafas de 750ml por mês”, ressalta o empresário. Atualmente a Hambre possui 2 medalhas internacionais, bronze no Word Gin Awards e prata no The São Francisco Word Spirits Competition.

Participação em feiras na Alemanha

Já o empresário André Scampini era aluno de um curso que ensinava a produzir cerveja artesanal. Na época, ele trabalhava com Tecnologia da Informação e decidiu fazer o curso apenas como um hobby. Depois de um tempo, decidiu parar com as produções caseiras, até que encontrou em uma rede social a propaganda do curso que ensina fazer o próprio destilado. “Entrei no site e achei interessante a possibilidade de aprender, em casa, como produzir diversas bebidas”, afirma o empresário.

O pai de sua esposa é produtor de cacau da região de Linhares (ES) e um dia, conversando com ela, pensou na possibilidade de criar uma aguardente de cacau. O grande desafio foi que, por ser algo ainda pouco explorado, não existiam referências de produção. “Depois de alguns testes consegui encontrar a receita ideal, a fim de deixar a bebida mais aromática e saborosa. Após abrir a empresa, entrar com o pedido de patente e o registro da marca junto ao INPI, fiz uma parceria com uma destilaria do Espírito Santo e vou lançar a bebida no mercado ainda esse ano”, ressalta Scampini.

O curso online e as produções caseiras, que até então eram apenas um hobby, possibilitaram que André participasse de várias feiras e eventos nacionais durante o ano de 2019, inclusive três feiras na Alemanha, e amostras foram enviadas para alguns países, tais como EUA, Suíça, Portugal e Bélgica.

Sobre o Mestre dos destilados


O curso Mestre Dos Destilados, ministrado pelos especialistas Leandro Dias, João Almeida e Arnaldo Ribeiro, é o único no Brasil que ensina como fazer cachaça, rum, vodca, aguardente e outros destilados em casa, de uma maneira rápida e fácil. Este curso utiliza-se dos conceitos de home distilling, onde os equipamentos são de proporções domésticas, mas possuem a mesma tecnologia daqueles utilizados em grandes destilarias. Ou seja, agora é possível fazer um destilado de excelente qualidade, em casa, sem precisar pagar uma fortuna em equipamentos nem mesmo possuir conhecimentos técnicos avançados para tanto.


( ** Com informações da Assessoria)

4 visualizações

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade