• Flavia Andrade

José Alderete, diretor paraguaio da Itaipu renuncia ao cargo

Além dele, quatro outros grandes cargos do Paraguai encaminharam pedido de renúncia ao Presidente (Foto: Reprodução/Radioculturafoz)

Nesta segunda-feira (29), o diretor paraguaio da Itaipu encaminhou ao presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, além dele, também renunciaram aos cargos o chaceler Luis Castiglioni, o embaixador paraguaio no Brasil, Hugo Saguier e o presidente da Administração Nacional de Energia (ANDE), Alcides Jiménzez. Todas as solicitações foram aceitas pelo presidente. 


De acordo com o site G1, o motivo apontado para as renúncias seria a assinatura realizada em maio, de uma ata bilateral sobre o cronograma de compra de energia em Itaipu até 2022. 

A contratação até o momento era feita anualmente, com isso, o documento assinado sem consulta à opinião pública pelos governos do Brasil e do Paraguai, causou grande repercussão no país vizinho. Antes de solicitar a renúncia ao cargo, o chanceler, Luis Alberto Castiglioni, afirmou que o Paraguai iria solicitar ao Brasil o cancelamento do documento. 

Um dos conselheiros da Itaipu no Brasil, Carlos Marun, encaminhou uma carta ao ex-diretor da Itaipu Paraguaia, José Alderette. 


Confira a carta na íntegra: 


CARTA A JOSÉ ALDERETTE


Amigo, receba a minha solidariedade neste momento em que incompreensões produzidas pela ganância política resultam no afastamento de V. Sa. da Direção Geral Paraguaia  de ITAIPÚ BINACIONAL acontece. O seu exemplo de patriotismo e de entendimento da importância de ITAIPU para nossos povos é que permitiu que estivéssemos vivendo este momento de congraçamento em torno  da construção destas duas novas pontes. Para mim é um privilégio ter sido seu parceiro na tomada de decisão para que isto acontecesse e com isto nós escrevemos nossos nomes na Historia da Paz e da Colaboração entre a gente brasileira e a gente paraguaia. Mato Grosso do Sul é especialmente grato ao Amigo e lhe espera em outubro para que possamos lhe entregar o lhe homenagear como prova do nosso reconhecimento.


Carlos Marun

2 visualizações

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade