• Flavia Andrade

Jovens agrônomos estão entre os principais influenciadores do setor no Brasil


(Foto: Gabriela Oliveira)

Ex-alunos da Unoeste são fundadores do perfil Jovens do Agro onde contam a rotina do dia a dia no campo

Sobre a época universitária, Cesinha lembra que aproveitou todas as oportunidades que o curso lhe proporcionou. “Sempre fui muito ativo dentro do curso, participando da organização dos eventos da Faculdade de Agrárias da Unoeste, bem como na Agripec Jr. onde ocupei o cargo de vice-diretor de comunicação”, diz.


Para ele, a universidade teve um papel fundamental na sua formação profissional. “Todo o conhecimento adquirido na instituição fez toda a diferença para que eu me tornasse reconhecido profissionalmente e em nível nacional dentro do agronegócio”.


Saile compartilha da mesma opinião do irmão e acrescenta que a universidade lhe deu um embasamento sólido e diferenciado. “Sempre falo que a gente se forma e sai da Unoeste, mas a Unoeste nunca sai da gente”, relata a egressa que hoje também integra o time de professores de agrárias da instituição.


Em relação a vida pós faculdade, ela descreve que foram para Sorriso (MT), onde atuaram na área comercial de fertilizantes foliares. “Em 2014, retornamos pra cá [Prudente] e fui convidada a fazer parte do corpo docente de Agronegócio e, logo em seguida, de Agronomia. Tenho muito orgulho de ser Unoeste desde sempre”.


Foi justamente a docência da Unoeste que motivou a criação do perfil no Instagram. “O Jovens do Agro foi idealizado pelo meu irmão e eu para mostrar aos meus alunos a realidade do profissional de agrárias e o seu dia a dia no campo. Com o passar do tempo, além da parte técnica, fomos contando nossa história de vida. Isso serviu de inspiração e motivação para muitos jovens de agrárias do país, fazendo com que o nosso perfil tomasse uma dimensão que não esperávamos”, pontua Saile.


A professora já participou de campanha nacional de incentivo ao agro que, inclusive, foi assunto do programa É de Casa da TV Globo. Além disso, ela faz parte do movimento Mulheres do Agro e é considerada uma das principais influenciadoras da área no Brasil. “É a prova de que estou no caminho certo. Poder influenciar esse público a trilhar seu caminho nas agrárias é uma missão que exige muita responsabilidade, por isso, sempre mostro a realidade de quem atua com muito amor ao que faz. Mostrando a nossa força no campo e a liderança feminina que faz toda a diferença dentro e fora da porteira”.


Cesinha complementa que além de toda a rotina no campo, o perfil Jovens do Agro relata as dificuldades que eles passaram para conseguir se formar em Agronomia. “Muita gente se identifica com a nossa história. É muito bom levar a mensagem de que temos que persistir nos nossos sonhos”.

Sobre essa proporção que o Instagram deles tomou, revela que começaram a ser acessados pelos grandes players do mercado com ações de marketing para a utilização do perfil.


“Dizemos que quando começamos nas redes sociais era tudo mato [sic]. Esse reconhecimento nos possibilitou várias experiências: palestramos na edição 2019 do Youth Agribusiness Movement Internacional (Yami) que é um congresso voltado para os jovens do agro de todo o país e, nesse ano, fizemos parte do comitê de conteúdo do evento. Também já nos apresentamos no Campus Party e no Agrocenário 2019, além de participar de iniciativas com jovens que trabalham em cooperativas. Por sermos muito acessados, tanto por marcas, quanto por influenciadores, criamos, recentemente, a primeira agência de marketing digital voltada para influenciadores do agro do país”, conta Cesinha.


Sobre os próximos eventos, Saile conta que eles participarão do Agrobit Brasil, maior evento de tecnologia e inovação para o agronegócio da América Latina. “Inclusive temos um cupom de desconto para os alunos de Agrárias da Unoeste. Quem quiser participar é só acessar o link de inscrição no perfil do Instagram do @agrobitbrasil e usar o cupom: JOVENSDOAGRO (em maiúsculo e tudo junto) que terá 50% de desconto na inscrição”, diz.


A história de Saile e Cesinha comprovam que o ensino superior pode abrir portas e infinitas possibilidades. “Acreditem e persistam no sonho de vocês. Nunca ouçam críticas construtivas de quem nunca construiu nada. Sonhem grande e sejam protagonistas de suas vidas. O mundo é de quem faz. Bora agir, moçada!”, destaca a docente da Unoeste.


“Para quem ama o setor de agrárias, aconselho que ingressem em uma universidade como a Unoeste e aproveitem ao máximo essa oportunidade. Façam contatos, participem de eventos e tenham em mente que nada acontece de um dia para o outro. As grandes realizações da vida levam tempo, muita dedicação e trabalho duro. Muitas vezes, passamos por obstáculos que não entendemos no momento, mas que são essenciais para chegarmos onde tanto almejamos. Quando chegamos lá, conseguimos ver que tudo o que passamos foi necessário para a realização dos nossos objetivos”, encerra Cesinha.


Maior Concurso de Bolsas do Oeste Paulista


Já se imaginou trabalhando no campo e quer formação de qualidade? Venha para a Unoeste! Além do curso de Agronomia, você pode prestar para Medicina Veterinária ou Zootecnia. Todas essas graduações fazem parte do maior concurso de bolsas do oeste paulista. São mais de 5 mil bolsas de estudo que podem chegar até 80%. Acesse este link do site da Unoeste e tenha mais informações. As inscrições seguem até o dia 17 de novembro, somente pela internet.


Outras possibilidades de ingresso


Além do concurso de bolsas é possível ingressar na Agrárias Unoeste por meio da nota do Enem. Para os interessados, serão consideradas as notas do exame realizado a partir de 2013. A inscrição também já pode ser feita pelo site e o matriculado será beneficiado com bolsa de estudo de 20% para os cursos de licenciatura e 15% para bacharelados e superiores de tecnologia. 


Outra alternativa para ingressar na Unoeste é o processo seletivo para portadores de diploma de curso superior. Neste caso, a inscrição deverá ser feita na secretaria da Unoeste, localizada no campus 1, na rua José Bongiovani, nº 700, Cidade Universitária, em Presidente Prudente. Os inscritos serão informados sobre o resultado através da própria secretaria. Mais informações pelo e-mail secretaria@unoeste.br ou pelo telefone (18) 3229-1020.

7 visualizações

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade