• Flavia Andrade

Mandetta avalia positivamente o programa Mais Médicos


Ministro da Saúde - Luís Henrique Mandetta (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (28), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, avaliou positivamente a aprovação da Medida Provisória (MP) que criou o programa Médicos pelo Brasil. O ministro recordou sobre a indefinição referente a aprovação, e o governo apelou aos líderes do Senado e da Câmara para que aprovassem o projeto, considerado forte para a saúde pública brasileira.


De acordo com Luís Henrique Mandetta, "O projeto vem com processo seletivo que não existia, vínculo qualificado com contratos de trabalho e carteira assinada. Aqueles que vão para as áreas mais críticas iniciam ganhando mais, e ganham mais por permanecerem lá. Também traz de volta a proteção da sociedade, com os registros dos médicos nos conselhos de medicina, para que sejam fiscalizados, acabando com os improvisos", afirma durante participação do 7º Congresso Nacional de Hospitais Privados, em São Paulo.


Ainda conforme o ministro, "O projeto garantirá para as áreas mais distantes três vezes mais médicos do que o programa anterior, já que reconhece a essencialidade do profissional para compor a força de tarefa do Sistema Único de Saúe (SUS) nas áreas mais críticas do país. Ele ressaltou que o Brasil é um continente com diferenças de acesso aos serviços de saúde, principalmente no caso de algumas especialidades, tornando um desafio a criação de políticas que se encaixem nos diversos vazios assistenciais. Temos lugares do Brasil onde a pessoa tem que viajar praticamente dois dias para ter acesso a uma hemodiálise, por exemplo, e é difícil levar atedimento para essas áreas críticas. "Estamos reorganizando o sistema na atenção primária, dividindo o país em regiões administrativas para criar salas de atendimento especializado", conclui.

3 visualizações

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade