• Flavia Andrade

Moradores são orientados a realizar interligação do esgoto após fim das obras da Sanesul


(Foto: Divulgação/Sanesul)

Em alguns municípios onde a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) realiza atendimento, estão sendo realizadas obras de esgotamento, com isso, a estatal está orientando aos moradores para que façam a interligação da rede residencial, na rede de rua da empresa, após a liberação dos acessos.


De acordo com o gerente regional em Nova Andradina, Jair Ribeiro, o qual também é responsável pela operação em mais onze cidades, “Esse adiantamento acaba atrapalhando e é irregular, ou seja, prejudica o meio ambiente e o próprio morador”, pontua.


Ainda conforme Ribeiro, " O processo correto deve acontecer da seguinte forma: Primeiro a Sanesul deixa todas as instalações do sistema de esgotamento sanitário prontas, finalizando as redes de coleta nas ruas, e as estações elevatórias de esgoto bruto que ajudam a levar os resíduos domésticos até a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE. Depois, funcionários da empresa notificam pessoalmente o consumidor/morador para fazer a interligação da casa. “Esse é o processo correto, e garante que o esgoto chegue ao seu destino final de tratamento. Quando o morador não espera o término das obras e faz a sua interligação, ele acaba contribuído para o processo inverso, ou seja, o esgoto não chegará na ETE e vai se perder no meio do caminho, poluindo o meio ambiente da região onde ele mora”, enfatiza.

Caso sejam encontradas irregularidades na ligação de esgoto, o morador pode ser responsabilizado por causar poluição ao meio ambiente, sujeito a multa por dano ambiental conforme as leis vigentes.

O gerente da regional de Nova Andradina relata ainda que, “Por isso, é importante que os moradores sigam as orientações das equipes locais, para que nada seja feito de forma ilegal. Desativar a fossa séptica e interligar a residência ao sistema de esgoto da empresa deve ser feito apenas após a notificação oficial da empresa”, conclui.

A estatal visando a segurança dos moradores e dos funcionários alerta para o fato de que, as equipes que fazem o trabalho de comunicar sobre as interligações, sempre utilizam uniformes e crachás com a identificação do prestador de serviço e Sanesul.


2 visualizações

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade