• Flavia Andrade

Nutricionista orienta sobre alimentação saudável e formas de economizar


(Foto: Divulgação)

Com pequenas ações, dá para manter saúde em dia sem gastar muito


Optar por uma alimentação mais saudável que a habitual nem sempre é uma tarefa fácil. Para muitos, isso é sinônimo de gastar mais. Mas há vários jeitos de comer bem e, o melhor, mantendo a saúde em dia, tomando cuidado sobre os nutrientes que serão ingeridos. Segundo a nutricionista do Fort Atacadista, Bruna Janaina da Silva, é possível montar um planejamento para que isso aconteça sem pesar no bolso. 


Segundo a especialista, alimentos básicos como arroz, feijão, batata doce, batata inglesa, cenoura, beterraba, e legumes em geral, não são caros, cabem no bolso de quem deseja se alimentar bem pagando menos, além de serem encontrados por preços ainda mais atraentes em atacarejos, por exemplo. Os preparos podem variar entre feijão com arroz e omelete, massa com carne moída e legumes, peixe assado com batatas, mandioca com galinha ensopada, batata doce assada, purê de abóbora, lasanha de abobrinha, entre outras receitas que podem ser coringas se o objetivo é aliar saúde e economia. “O que vale nessa hora é usar a criatividade com os alimentos que são facilmente encontrados nas gôndolas”, ressalta. 


Caprichar nas saladas e incluir uma boa quantia de folhosos, legumes cozidos e ralados é uma boa alternativa para que o aporte de fibras seja adequado e os níveis de glicemia equilibrados. As saladas devem ser bem lavadas e higienizadas, e, para que se mantenham por mais tempo, é importante retirar o excesso de água das folhas. “Neste momento, as pessoas que estiverem com a vida menos ativa, principalmente por conta da pandemia de Covid-19, e sem se exercitar e trabalhar tanto, acabam levando uma vida mais sedentária, e por isso é essencial cuidar da alimentação”, argumenta.


Uma dica para economizar e deixar a despensa abastecida sem precisar sair muito de casa, é comprar os hortifrutis e carnes frescas uma vez por semana. Quanto aos outros itens, vale pensar em uma programação para saber o quanto é necessário para o mês. “Itens perecíveis necessitam de uma frequência maior, então há uma necessidade de comprar a cada 15 dias ou por semana, dependendo do tamanho da família”, diz a nutricionista, que destaca ainda sobre a menor a necessidade de ir ao mercado, diminuindo risco de transmitir algum vírus neste momento de tantos cuidados. 


Outra opção é congelar alguns alimentos para que eles durem mais, e isso pode ser feito com legumes, peixes, aves, carnes, pães, entre outros. “No caso dos legumes cozidos, por exemplo, pode-se fazer e manter na geladeira por até três dias, ou congelá-los após o preparo, utilizando a técnica de branqueamento, onde se coloca o alimento ainda quente em água gelada”, explica. 


Planejamento - Fica muito mais fácil se programar quando se elabora um cardápio mensal ou semanal. Com isso, é possível visualizar por quantos dias irá consumir determinado alimento, e saber qual a necessidade do mês. Outra dica importante é anotar tudo o que for acabando, e consumir os produtos que tem em casa, até quando conseguir, pois com o tempo, alguns alimentos podem estragar. 


Sempre que possível, o ideal é fazer preparações com o que há em casa. Antes de ir novamente ao mercado, essa é uma forma de não desperdiçar, além de organizar melhor seu armário e facilitar a higiene dentro de casa, pois não estará cheio de alimentos. “Essa medida ajuda também a prevenir que produtos estraguem dentro da geladeira. Organização, ordem e controle também devem fazer parte dos nossos hábitos em casa”, recomenda. 


Onde encontrar: Os atacarejos são opções para aqueles que querem iniciar uma vida saudável e, ao mesmo tempo, economizar e levar para casa frutas, legumes e verduras fresquinhas. Na rede Fort Atacadista, que possui sete lojas em Campo Grande, o cliente pode aproveitar o mix de produtos e levar para casa uma alimentação mais balanceada. Em Campo Grande, as lojas do Fort Atacadista ficam localizadas nos seguintes endereços:


As unidades do Fort Atacadista em Campo Grande funcionam nos seguintes endereços: 


Loja 89 - Parati: Rua da Divisão, 1208

Loja 78 - Tiradentes: R. Antônio Bicudo, 112 - Jardim São Lourenço.

Loja 170 - Coronel Antonino: R. São Borja, 586 - Vila Rica

Loja 76 - Getúlio Vargas: Av. Pres. Vargas, 1336 - Papa João Paulo II

Loja 77 - Shopping Norte Sul Plaza: Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300

Loja 180 - Guanandi: Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 - Jardim Jacy

Loja 100 - Moreninhas: Av. Gury Marques, 4855. 


( **Com informações da Assessoria )

5 visualizações

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade