• Flavia Andrade

PL do vereador Carlão sobre Programa de Valorizaçãodos Protetores e Cuidadores de Animais é aprovado


(Foto: Izaias Medeiros/CMCG)

Nesta quinta-feira (02), foi aprovado Projeto de Lei n. 9.586/19, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) 1º secretário da Mesa Diretora da Casa de Leis, o qual dispõe sobre o Programa de Promoção e Valorização dos Protetores e Cuidadores de Animais Soltos Ou Abandonados no Município.


Segundo Carlão,“Para requerer o seu cadastramento como protetor ou cuidador, o interessado deverá ser civilmente capaz e apresentar os seguintes documentos às autoridades municipais competentes: comprovante de residência no Município. Documento de identidade com foto. Carta de recomendação subscrita por médico veterinário atuante na mesma região do tutor ou cuidador, ou por 2 (duas) testemunhas idôneas, que atestem conhecer pessoalmente o tutor ou cuidador e sua capacidade e interesse no trato com animais da comunidade”, pontua.


Conforme o texto do Projeto, estão previstos como deveres dos tutores e cuidadores de animais:  Assegurar adequadas condições de bem estar, saúde e higiene individual do animal, inclusive com controle de parasitoses, circulação de ar, acesso a sol e área coberta, garantindo-lhes comodidade e segurança. Oferecer alimentação de boa qualidade e administrada em quantidade compatível com as necessidades da espécie e faixa etária de cada animal.  Fornecer água fresca, limpa e em quantidade farta. Manter o animal vacinado contra raiva e revaciná-lo dentro dos prazos recomendados pelo fabricante do produto utilizado ou de acordo com recomendação médico veterinária. Providenciar assistência médica-veterinária, quando necessária.


Ainda segundo vereador Carlão, “Muitas vezes a adoção não ocorre e os animais ficam sob tutela do cuidador.  Com este projeto, pretende-se criar um cadastro dessas pessoas para que possam receber, paulatinamente, o devido apoio e incentivo do Poder Público no desempenho desse relevante serviço que prestam à sociedade. Este programa de valorização está em conformidade com as leis existentes sobre o tema”, conclui.

1 visualização

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade