• Flavia Andrade

Retrospectiva 2020: Futebol sofre com a suspensão dos jogos durante a pandemia


(Foto: Reprodução/ Flamengo)

Com a necessidade do isolamento social, o esporte precisou ser paralisado


Com a paralisação dos campeonatos de futebol, o cenário dos profissionais foi denominado por incertezas, assim como na base onde impactou diretamente no futuro de muitos jovens com o sonho de ganhar a vida através do esporte.


Alguns times tiveram que reduzir drasticamente os salários dos jogadores, pela escassez de receitas, apesar de muito jovens, muitas vezes os profissionais já são os responsáveis pela renda familiar. Muitos tiveram que realizar atividades em casa, por conta própria, ou online, com os treinadores, médicos e fisioterapeutas.


Muitos jovens viram a paralisação em um dos momentos mais importantes da carreira, onde desenvolvem o seu talento para a transição da equipe sub-20 para o time principal.


Com a impossibilidade de jogos de futebol e o baixo salário, muitos atletas buscaram outras fontes de renda para garantir a possibilidade de continuar treinando a parte física e mantendo o salário em dia.


O retorno dos jogos aconteceu no mês de Agosto, para garantir um retorno seguro, a Federação se baseou em protocolos internacionais e instituiu regras rígidas de controle epidemiológico. Os estádios em que as partidas estão sendo realizadas foram divididos por zonas, cada uma com um número máximo de pessoas permitidas e exigências específicas designadas. Além disso, todos os que estiverem envolvidos em uma partida devem ser testados antes do confronto e o uso de máscara é obrigatório — exceto para os atletas durante o jogo.


Em todo o Brasil, uma das principais razões do retorno é a necessidade econômico-financeira dos clubes. Enquanto o futebol esteve parado, grande parte das receitas se deterioraram e as equipes, grandes e pequenas, passaram a enfrentar dificuldades com as contas. Os clubes se adaptaram ao “novo normal” buscando atrair os torcedores através da arrecadação de mídias digitas.

0 visualização0 comentário

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade