• Flavia Andrade

Sexualidade X Envelhecimento


O Dr. Rodrigo W. Andrade, urologista do Centro Médico Consulta Aqui, fala sobre problemas sexuais enfrentados pelos homens durante o envelhecimento e os temidos problemas da próstata. (Foto: Divulgação)

Com o passar do tempo, as mudanças no corpo masculino podem intervir no aspecto sexual. Por isso, entender as transformações que fazem parte do processo de envelhecimento, como a diminuição natural na resposta aos estímulos sexuais, a menor produção de testosterona e as demais mudanças fisiológicas são de muita importância.


Os principais problemas sexuais enfrentados pelos homens durante o envelhecimento estão relacionados ao estilo de vida. São doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, câncer, disfunção erétil, entre outras.“Por exemplo, a disfunção erétil (DSE) decorre do envelhecimento sem saúde adequada, por consequência do tabagismo, dislipidemia e sedentarismo. Assim, um homem idoso e com saúde mantém a vida sexual ativa e com qualidade”, explica o Dr. Rodrigo W. Andrade, urologista do Consulta Aqui.Estilo de vida saudável, como a prática de exercícios físicos, dieta equilibrada, evitar o tabagismo e o alcoolismo são de extrema importância para manter uma boa qualidade de vida sexual durante o envelhecimento.


Dentre os maiores problemas, e relacionados com o desempenho sexual do homem idoso, estão as temidas complicações da próstata, que vão desde a hiperplasia benigna até o câncer.“A próstata produz o líquido seminal, e sofre estímulo da testosterona por toda a vida. Nessa ação, ela pode crescer demasiadamente e perder a elasticidade de quando mais nova e, com o passar dos anos, pode atrapalhar na micção. Podemos dizer que a doença benigna da hiperplasia prostática ocorrerá em todos os homens que viverem o suficiente. Já o câncer de próstata, em aproximadamente 1 em cada 6 desse grupo”, adverte o Dr. Rodrigo.


Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil. A doença é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. A cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá por esse motivo, porém, apesar de ser uma doença grave, a maioria dos homens diagnosticados não morrerá em decorrência dela.Por se tratar de, nos primeiros anos, o câncer ser assintomático, é muito importante que homens a partir dos 50 anos se submetam aos exames ao menos uma vez por ano. Já homens negros ou com histórico familiar de câncer devem realizá-lo a partir dos 45 anos. 


Quanto à sexualidade, havendo a necessidade de tratamento cirúrgico do câncer de próstata, existe um risco conhecido de DSE de até 30%, contudo, depende muito da idade do paciente. “Com a retirada da próstata, na hora do orgasmo durante a relação sexual, o homem não tem ejaculação, porém, não altera o prazer”, finaliza o Dr. Andrade.


Consulta Aqui (Grupo HAS):


Centro médico oferece exames e consultas a preços acessíveis.

Em um único lugar, o Consulta Aqui oferece mais de 20 especialidades médicas e diversos exames com agilidade e corpo clínico altamente especializado.


Com o slogan “Sua saúde no lugar certo”, o Consulta Aqui, do Grupo HAS, localizado na Lapa, zona oeste da capital paulista, vem conquistando a cada dia mais clientes que encontram ali uma forma de realizar suas consultas e exames a preços competitivos em relação aos cobrados em clínicas e laboratórios da região.


Entre as especialidades médicas, o centro conta com Cardiologia, Bucomaxilo, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínico Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Oncologia, Hematologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Urologia e Cirurgia Vascular.

Contando com um corpo clínico especializado, o Consulta Aqui oferece ainda sessões de fisioterapia - motora, respiratória, neurológica, ortopédica, reumatológica e urológica – além de Reeducação Postural Global (RPG) e drenagem linfática pré e pós-operatória.


Disponibiliza também exames laboratoriais, passando por check-ups (clínico, cardiológico, ginecológico, urológico e pré-operatório), escleroterapia, lavagem de ouvido, até procedimentos estéticos não invasivos, realizados por cirurgiões plásticos e dermatologistas.

Entre os muitos benefícios concedidos aos seus clientes, o Consulta Aqui lançou seu cartão fidelidade. Com ele, além de desconto de 10% a partir da quinta consulta, ao atingir dez carimbos o cliente ganha uma consulta com o especialista de sua preferência.


Serviço:


Endereço:

Rua Barão de Jundiaí, 485 – Lapa - São Paulo – SP


Central de atendimento:  (11) 3838 4669


Sitehttp://www.consultaaqui.com.br/


Planos de saúde credenciados


ABET – ALLIANZ – AMEPLAN – BRADESCO – CABESP - CARE PLUS - CET - FUNDAÇÃO CESP – GAMA – GEAP - LIFE EMPRESARIAL – MEDSERVICE - GRUPO NOTRE DAME - INTERMÉDICA SANTA AMÁLIA – PLASAC - PORTO SEGURO (FUNDAÇÃO ITAU) – SÃO CRISTÓVÃO -  SEPACO – SBC SAÚDE - SIND. DAS BORRACHAS - SISTEMA TOTAL DE SAÚDE - SUL AMÉRICA


(** Com informações da Assessoria)

2 visualizações

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade