• Flavia Andrade

Showtec 2020: A inovação tecnológica revolucionando o agro de Mato Grosso do Sul


(Foto: Divulgação/Famasul)

Nesta edição do Showtec, o Senar/MS traz uma programação diversificada, entre os dias 22 a 24 de janeiro, na cidade de Maracaju, será promovido o encontro de jovens sobre inovação no campo, vitrine tecnológica, plantão tira-dúvidas sobre legislação rural, apresentação do programa AgroUp e o lançamento nacional do Hackathon Rastreabilidade Animal.


De acordo com o gerente técnico do Sistema Famasul, José Pádua, a feira é uma excelente oportunidade para os produtores se conectarem com as novidades disponíveis no mercado. “Mais uma vez estaremos participando como mantenedores da Showtec. Nos três dias de evento, levaremos ao público instruções sobre as legislações do campo e informações da ATeG Horticultura”, relata.


Na programação também está o 1º Encontro Jovens da Agropecuária de 2020, que irá debater o ecossistema digital na pecuária 4.0 e inteligência artificial, tendo como convidados o analista de tecnologia da informação da Embrapa Gado de Corte, Camilo Carrome, e o especialista em inteligência artificial, Roberto Celestino, com mediação da coordenadora da Comunidade Estadual AgroUp/Senar, Ana Lina Farias.


Para o coordenador do AgroUp, Rede Nacional de Inovação para Agricultura e Pecuária, Rodrigo Scalabrini, "As ações do programa na Showtec serão inteiramente desenvolvidas com envolvimento do público. Os jovens vencedores do Design for Agro, evento que apresentou soluções ao campo por meio de startups, realizado ano passado em Dourados, entrarão em contato com os produtores rurais, para que apontem os principais desafios de suas propriedades. A ideia é elencar esses problemas e desenvolver iniciativas para melhorar os resultados”, enfatiza.


Também em destaque na programação do Senar/MS, está o lançamento nacional do Hackathon Rastreabilidade Animal, marcado para 10h, no estande. A iniciativa, desenvolvida e coordenada junto à CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária), vai ocorrer no primeiro semestre deste ano, no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, na Embrapa, em Campo Grande.


Ainda conforme Scalabrini, “Será uma maratona de tecnologia voltada à busca por soluções envolvendo a rastreabilidade animal, com objetivo de dar feedback a produtores, cooperativas e outros agentes do setor agropecuário”.


O Senar/MS irá reunir profissionais renomados de diversas áreas, como negócios, contábil, informática, design e comunicação, para aperfeiçoar o sistema de rastreabilidade animal, “o que vai contribuir com o avanço do Plano de Erradicação da Febre Aftosa no país. Um evento dessa magnitude será muito importante para Mato Grosso do Sul”, conclui.


A Showtec 2020 começa no dia 22 de janeiro, às 8h, no auditório da Fundação MS. Na sequência será realizado o lançamento nacional do Hackathon Rastreabilidade Animal, no estande do Senar/MS, às 10h.


Já o Encontro dos Jovens da Agropecuária também vai acontecer também no dia 22, às 14h, no auditório da Fundação MS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site senarms.org.br.


Durante os três dias de evento, produtores rurais poderão participar da Vitrine tecnológica de Horticultura e tirar dúvidas sobre legislação no campo.


Potencial Agrícola


O município de Maracaju é o maior produtor de grãos do estado. Segundo dados do SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), nos últimos 10 anos a soja cresceu 86 mil do total de hectares, e o milho 110 mil. Na última safra o milho bateu recorde de produção atingindo mais de 1,5 milhão de tonelada em 254 mil hectares de área plantada.


A Showtec acontece anualmente, onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. Sendo destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.


A realização é uma parceria entre a Fundação MS e o Sistema Famasul, Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS, com patrocínio do Senar/MS, Sistema Fiems/Senai e Sicredi, e apoio da Febrapdp, Mapa, Embrapa, Fundems, Prefeitura de Maracaju, Governo do Estado, Semagro, Fundação Agrisus e Sanesul.



1 visualização

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade