• Flavia Andrade

Tadeu Vieira indica discussão para utilização do rejeito de minério na recuperação de vias urbanas e

Para o vereador, “Rejeito de minério misturado com outros tipos de materiais, poderia muito bem ser utilizado na pavimentação de vias urbanas”, afirma.



Para o vereador, “Rejeito de minério misturado com outros tipos de materiais, poderia muito bem ser utilizado na pavimentação de vias urbanas”, afirma. (Assessoria/CMC)

Durante sessão ordinária na Câmara de Corumbá, vereador Tadeu Vieira sugeriu discussão sobre a utilização do rejeito de minério na recuperação de vias urbanas e rurais no Município de Corumbá.


Em 2018, o parlamentar indicou uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Vale para utilização desse material na recuperação de vias da cidade. Esta semana, através de um requerimento em regime de urgência especial, voltou a indicar o assunto, acreditando que a utilização do material auxilie na redução das barragens de resíduos de minério de ferro e manganês existentes em Corumbá.


De acordo com o vereador Tadeu Vieira, “O rejeito de minério, misturado com outros tipos de materiais, poderia muito bem ser utilizado na pavimentação de vias urbanas, bem como melhorar as condições das nossas estradas vicinais. Além disso, vai reduzir o volume de resíduos de minérios existentes nas barragens, evitando incidentes como o ocorrido em Brumadinho, recentemente”, afirma.


Os ofícios referentes a sugestão foram encaminhados para o prefeito Marcelo Iunes; ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla; ao Procurador Geral do Município, Alcindo Cardoso do Vale Junior; ao diretor da Vale em Corumbá, Azemar Sepulveda Neto; bem como à promotora Ana Raquel Figueiredo Borges Nina, da 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá, visando uma agenda para tratar da questão.


Ainda segundo parlamentar, “Já conversamos com a direção da Vale, há uns dois anos, e ela manifestou disposição em liberar o material para o seu aproveitamento em operações de pavimentação e recuperação de ruas e estradas, tanto na área urbana como na área rural. É lógico que esse material poderá ser juntado a outros materiais para melhor qualidade dos trabalhos a serem realizados”, conclui.

0 visualização

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade