• Flavia Andrade

Terceira edição da Mostra Sci-Fi é exibida pelo MIS da ficção científica na Capital

As exibições ocorrerão até dia 26 de abril (sexta-feira), a partir das 19h, com entrada gratuita. (Foto: Divulgação)

A terceira edição da Mostra Sci-Fi com curadoria e mediação do produtor Daniel Rockenbach, autor do blog Sentinela Positrônica, e Ramiro Giroldo, professor da UFMS, produtor e roteirista na Astaroth Produções é exibida pelo Museu de Imagem e Som na Capital.


Esta já é a quinta mostra sobre o tema realizada por Daniel Rockenbach. Após apresentar filmes menos conhecidos do grande público e passar por diferentes fases da ficção científica no cinema, a ideia para essa edição é apresentar obras clássicas que consolidaram o gênero nas telas: “A expectativa é que além do público presente nas edições anteriores, mais pessoas compareçam para conhecer filmes que consideramos essenciais para o gênero”, pontua.


De acordo com Ramiro Giroldo, especialista em literatura de ficção fantástica, “A mostra possibilita o conhecimento dos clássicos para compreensão dos fundamentos basilares da ficção científica.” O tradicional sorteio de livros acontecerá após os debates dos mediadores com o público. Todos os filmes exibidos têm censura mínima de 16 anos.


A ficção científica é uma das vertentes do gênero fantástico que traz uma visão especulativa da narrativa que pode se passar em um passado distante, no futuro ou em uma distopia a partir do presente. Para a 3ª Mostra Sci-Fi foram escolhidas produções de diferentes décadas que marcaram a estética e narrativa da ficção científica no cinema.


Confira abaixo os filmes selecionados:


24/04 – 2001: Uma Odisseia no Espaço – 1968 – Dirigido por Stanley Kubrick – 164 min.

Na aurora do homem, surge um monolito que afeta a evolução do homem-macaco. No futuro, outro artefato é encontrado na lua estabelecendo uma conexão entre passado e futuro. Quando o comandante Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão para Júpiter, o computador da nave, Hal 9000, começa a operar de forma estranha, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resultará em uma viagem alucinante no espaço e no tempo. A trama construída por Kubrick com o autor Arthur C. Clarke baseada no conto “A Sentinela” tinha como objetivo retratar com realismo aquele que seria o encontro do homem com uma inteligência superior.


25/04 – Blade Runner: Caçador de Andróides – 1982 – Dirigido por Ridley Scott – 117 min.

No século 21, uma corporação desenvolve replicantes semelhantes aos seres humanos com capacidades aprimoradas para serem usados como escravos em colônias fora da Terra. Eles não podem retornar para a Terra sob pena de morte. Em 2019, um ex-policial é acionado para caçar um grupo fugitivo vivendo disfarçado em Los Angeles. Baseado no romance “Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas” de Philip K. Dick, Blade Runner ganhou status de cult ao longo dos anos, ganhando uma sequência em 2017 dirigida por Denis Villeneuve.


26/04 – Alien: O Oitavo Passageiro – 1979 – Dirigido por Ridley Scott – 117 min.

Um rebocador espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de uma lua. Enquanto a equipe investiga a transmissão no local, um dos tripulantes é atacado por um misterioso ser. O que parecia ser um parasita se transforma em uma criatura terrível que sai do tripulante para se desenvolver e caçar os demais membros da tripulação. A criatura desenvolvida pelo artista H. R. Giger é uma das mais emblemáticas do cinema de ficção científica. A protagonista Ellen Ripley interpretada por Sigourney Weaver é uma das primeiras figuras femininas de destaque no cinema de ficção científica.

0 visualização

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade