• Flavia Andrade

UCBVET Saúde Animal traz ao mercado Mastizone Selante


A ação de Mastizone Selante ocorre de forma mecânica, criando uma barreira no interior do teto e impedindo a entrada de microrganismos durante o período seco em fêmeas leiteiras. (Foto: Divulgação)

Selante de teto cria uma barreira que impede a entrada de microrganismos no período seco em fêmeas bovinas, ovinas e caprinas


A UCBVET Saúde Animal, uma das principais empresas farmacêuticas veterinárias brasileiras, traz ao mercado Mastizone Selante, um selante intramamário que auxilia os produtores na prevenção e redução das perdas na produção leiteira em decorrência das mastites. Estudos apontam que ao utilizar o produto de forma estratégica é possível reduzir em até 48% os índices de mastites no rebanho, se comparado a animais tratados somente com antibióticos. A ação de Mastizone Selante ocorre de forma mecânica, criando uma barreira no interior do teto e impedindo a entrada de microrganismos durante o período seco em fêmeas leiteiras.

O médico-veterinário Marcos Ferreira, gerente de Produto da UCBVET Saúde Animal, explica que após a secagem ocorre a formação do chamado “tampão de queratina”, uma barreira física produzida naturalmente pela vaca para proteção e que age contra a entrada de microrganismos. No entanto, o tempo de formação do tampão de queratina pode variar entre uma ou duas semanas, sendo este um dos principais fatores de risco para a ocorrência de novas infecções intramamárias, pois o canal do teto fica aberto e sujeito a ação de agentes externos.

Mastizone Selante pode ser utilizado em conjunto com antimicrobianos propícios para a secagem do animal, pois como atua somente como barreira mecânica não é necessária a sua absorção para promover o efeito desejado.

A orientação é administrar o conteúdo de uma seringa (4g), em cada teto, imediatamente após a última ordenha da lactação e assepsia. Além disso, o produtor precisa ficar atento, pois períodos secos maiores que 60 dias prejudicam a futura produção e aumentam em 60% o risco de casos de mastite. Já períodos inferiores a 45 dias impedem a regeneração da glândula mamária com risco de queda entre 12 e 15% na produção.

A mastite subclínica é um dos problemas recorrentes na produção leiteira, caracterizando-se como um dos maiores desafios enfrentados pelo setor. A enfermidade causa prejuízos significativos, sendo responsável por quase 70% das perdas na produção de leite.

“Cerca de 50% das vacas com alta produção permanecem com o canal do teto aberto por até seis semanas após a secagem. Por isso, uma forma ideal para proteger os tetos contra a ação desses agentes se faz com o uso de Mastizone Selante, que é uma estratégia de proteção similar à queratina produzida naturalmente pelas fêmeas. O produto age por ação mecânica, cria uma barreira no teto e impede a entrada dos microrganismos, reduzindo drasticamente a incidência de infecções”, explica Ferreira.

Sobre a UCBVET

A UCBVET está entre as dez empresas farmacêuticas veterinárias brasileiras com maior faturamento, segundo o Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), com atuação em diversos países das Américas Latina e Central e da África, Oriente Médio, além de todo o território nacional. Atualmente possui, em seu portfólio, 63 produtos em mais de 100 apresentações.

Suas linhas compreendem medicamentos veterinários de ação terapêutica (hormônios, anti-inflamatórios, analgésicos, antitóxicos e reconstituintes orgânicos), antiparasitários (endectocidas, endoparasiticidas e ectoparasiticidas) e antimicrobianos.

A companhia possui fábrica e laboratórios em Jaboticabal (SP), uma unidade de negócios em Ribeirão Preto (SP) e mais de 330 colaboradores. Uma das mais tradicionais e inovadoras empresas do segmento no Brasil, a UCBVET fabrica medicamentos para animais de produção (bovinos, bubalinos, suínos, ovinos, caprinos, equinos e aves) e de companhia (cães e gatos) desde 1917, quando foi criada pelo empresário João Brunini.


(** Com informações da Assessoria)

4 visualizações

067996110911

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2018 by Flavia Andrade